Nesta terça-feira (20/05), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) participou das celebrações pelos 150 anos da Convenção do Metro, em evento promovido na sede da Unesco, em Paris. A ocasião marca 150 anos de cooperação internacional na ciência das medições — a metrologia — e reforça sua importância estratégica para o progresso científico, tecnológico e social em escala global.
O Inmetro foi representado pelo presidente Márcio André Brito, pelo diretor de Metrologia Legal Marcelo Morais e pela coordenadora-geral de Comunicação Social e Relações Institucionais Alícia Bentes.
O Simpósio Mundial do Dia da Metrologia, organizado em conjunto pelo BIPM (Bureau Internacional de Pesos e Medidas) e pela Unesco, reuniu representantes governamentais, cientistas de renome, especialistas da indústria, estudantes e o público para debater o papel fundamental da metrologia em desafios globais contemporâneos. A programação incluiu paineis sobre a história e o futuro da Convenção do Metro, bem como discussões sobre como a ciência das medições impulsiona o desenvolvimento sustentável, a inovação e a confiança no comércio internacional.
O evento contou com sessões temáticas que destacam como a metrologia está presente em todas as áreas da vida cotidiana — desde a compra de alimentos até a navegação por GPS e a construção de infraestruturas seguras.
Além do Simpósio realizado no dia 20/05, o Inmetro participará da Conferência “Das unidades ao universo – revoluções futuras na metrologia”, nos dias 21 e 22 de maio de 2025, no Palais des Congrès, em Versalhes.
Compromisso do Inmetro com a Metrologia
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, destacou a relevância estratégica da metrologia para a sociedade brasileira, enfatizando que a atuação do Inmetro vai muito além dos laboratórios e alcança diretamente a vida da população, garantindo segurança, precisão e confiança em serviços e produtos.
Durante o evento, o presidente também destacou a importância da atuação do Instituto para o fortalecimento da infraestrutura da qualidade no Brasil, seguindo as determinações do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin:
“Nós reforçamos o nosso compromisso com a viabilização de recursos necessários para melhorar ainda mais toda a nossa infraestrutura da qualidade para desenvolver uma metrologia com mais qualidade e excelência. Esse é o trabalho do Inmetro em todo o Brasil, que tem a digital de todos os servidores que compõem o nosso sistema”.
Ainda sobre os objetivos da missão internacional, o presidente destacou que, em paralelo, o Inmetro está participando de reuniões bilaterais com o objetivo de avançar em temas como inteligência artificial, hidrogênio e sustentabilidade, visando futuros acordos e parcerias: “a determinação do Governo é que restabeleçamos as parcerias com os países que historicamente se relacionavam e tinham cooperação com o Inmetro, a exemplo do Memorando de Entendimento que assinamos ontem (19/05) com o Laboratório Nacional de Metrologia e Ensaios da França (LNE), autoridade metrológica neste país”.
O diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Marcelo Morais, enfatizou a relevância do encontro internacional para o posicionamento do Brasil no setor: “Esse é um dia histórico para a metrologia brasileira. Discutimos diversos assuntos importantes com os maiores especialistas de metrologia do mundo, reinserindo o Brasil na vanguarda da metrologia mundial”..
Sobre o Dia Mundial da Metrologia
Criado em 1999 pelo Comitê Internacional de Pesos e Medidas (CIPM), o Dia Mundial da Metrologia é celebrado anualmente em 20 de maio, data da assinatura da Convenção do Metro, em 1875, também em Paris. Essa convenção estabeleceu as bases para o sistema métrico moderno, promovendo um padrão único e confiável de medições em mais de 50 países.
A Unesco passou a celebrar oficialmente o Dia Mundial da Metrologia em 2024, após decisão da sua 42ª Conferência Geral, realizada em 2023. A iniciativa reconhece a relevância das medições precisas e internacionalmente reconhecidas para enfrentar desafios como a eficiência energética, a saúde pública e os avanços tecnológicos.
O Inmetro, como parte do sistema internacional de metrologia, reafirma seu compromisso com a promoção da confiança nas medições e com a cooperação internacional para garantir que o progresso científico e tecnológico seja acessível, seguro e sustentável para todos.
Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/no-dia-mundial-da-metrologia-inmetro-participa-da-celebracao-dos-150-anos-da-convencao-do-metro-em-paris – 21/5/2025