O ASMETRO-SI informa que, mesmo após tratativas com a administradora IBBCA e com a operadora UNIMED-FERJ, foi aplicado à nossa carteira o reajuste de 17,78% para o ciclo 2025/2026 dos planos de saúde.
Esse aumento se soma ao reajuste anterior de 26,24% no ciclo 2024/2025, resultando em um acumulado superior a 49% em dois anos — percentual significativamente acima da média do mercado.
Ressaltamos que a própria UNIMED-FERJ informou uma sinistralidade de 59,84%, o que não justificaria tecnicamente mais um aumento dessa magnitude.
Infelizmente, mesmo sem responder à solicitação formal de justificativa feita pelo ASMETRO-SI, a operadora já emitiu boletos com os valores reajustados.
Essa decisão unilateral, além de desrespeitosa com os beneficiários, impacta diretamente na capacidade financeira de muitas famílias e pode provocar o esvaziamento da carteira.
Diante desse cenário, o ASMETRO-SI já está atuando proativamente no mercado para viabilizar alternativas de cobertura em saúde que sejam mais equilibradas e sustentáveis.
Atualmente, o sindicato disponibiliza os planos da UNIMED-FERJ e, temporariamente com adesões suspensas, da Prevent Senior.
Na próxima semana, apresentaremos novas opções de planos de saúde aos nossos beneficiários, com o compromisso de manter a qualidade e ampliar o acesso à assistência em saúde com condições mais justas.
Continuamos firmes na defesa dos interesses dos nossos sindicalizados.
ASMETRO-SI 28/6/2025
Leia também:
ANS muda regras para planos de saúde e pressiona operadoras a reduzir queixas https://asmetro.org.br/portalsn/2025/06/27/ans-muda-regras-para-planos-de-saude-e-pressiona-operadoras-a-reduzir-queixas/
ASMETRO-SI solicita revisão do reajuste da UNIMED-FERJ https://asmetro.org.br/portalsn/2025/06/24/asmetro-si-solicita-revisao-do-reajuste-da-unimed-ferj/
ASMETRO-SI realiza reunião com IBBCA sobre reajuste do plano UNIMED FERJ https://asmetro.org.br/portalsn/2025/06/13/asmetro-si-realiza-reuniao-com-ibbca-sobre-reajuste-do-plano-unimed-ferj/
Ver também planos com abrangência regional, mesmo das operadoras que já atendem ao Sindicato
Atenção Sindicalizados: Orientações para migração ou adesão a novos planos de saúde
https://asmetro.org.br/portalsn/2025/07/01/atencao-sindicalizados-orientacoes-para-migracao-ou-adesao-a-novos-planos-de-saude/
E não será feito uma denúncia para a ANS? Conforme carta de 23/06/25, a UNIMED deixou de atender a uma série de critérios para a justificativa de tal aumento.
Aff
Um desrespeito com a gente de nível médio , que não teve um reajuste salarial digno. Infelizmente a classe superior está bem, né
Isso deveria ter punição.