Parceria entre Inmetro e UEFS leva o Brasil ao Top 5 em competição internacional de IA voltada à biodiversidade

1
203
Rodrigo Pereira David - @ reprodução inmetro,

O avanço da inteligência artificial (IA) como ferramenta de apoio à sustentabilidade ganhou um importante destaque com a atuação conjunta de pesquisadores do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

]A equipe brasileira ADAM conquistou o 5º lugar na PlantCLEF 2025 — uma das principais competições globais voltadas à identificação automática de espécies de plantas, promovida pela plataforma internacional Kaggle.

Rodrigo Pereira David

Representando o Inmetro, o pesquisador Rodrigo Pereira David, da Divisão de Metrologia em Tecnologia da Informação e Telecomunicações (Dmtic), participou da iniciativa que mobilizou 38 equipes de diversos países na criação de soluções inovadoras para identificar múltiplas espécies vegetais em imagens de alta resolução. O trabalho, desenvolvido em parceria com pesquisadores da UEFS, uniu conhecimentos em metrologia, ciência de dados e ecologia, demonstrando o poder transformador das colaborações institucionais.

A abordagem adotada pela equipe envolveu tecnologias de deep learning e vision transformers (ViT), que permitiram segmentar imagens complexas, eliminar o fundo e classificar as espécies com alta precisão, mesmo diante do desafio do chamado “salto de domínio” — quando há grande diferença entre os dados de treinamento (plantas isoladas) e os dados de teste (vegetação real, densa e variada).

Além do excelente resultado na competição, o trabalho será apresentado na conferência CLEF 2025 (Conference and Labs of the Evaluation Forum), que ocorrerá entre 9 e 12 de setembro em Madri, na Espanha.

O artigo científico aceito, intitulado “Zero-Shot Segmentation through Prototype-Guidance for Multi-Label Plant Species Identification”, evidencia a relevância científica da solução e sua aplicabilidade prática no monitoramento de ecossistemas naturais.

Para o pesquisador Rodrigo Pereira David, “a participação do Inmetro nesse desafio internacional representa não apenas um marco institucional, mas também uma oportunidade estratégica para consolidar a presença do Instituto no cenário global da inteligência artificial aplicada à biodiversidade. Fortalece, ainda, os vínculos com a academia e estimula o desenvolvimento de soluções tecnológicas com impacto direto na sustentabilidade ambiental e na preservação dos recursos naturais”.

Essa conquista reforça o papel do Inmetro como agente de inovação tecnológica e excelência científica, comprometido com o desenvolvimento de ferramentas que aliem precisão metrológica, inteligência artificial e responsabilidade socioambiental.

A colaboração com a UEFS é um exemplo do potencial das parcerias entre instituições públicas de pesquisa para posicionar o Brasil na vanguarda das soluções globais em ciência e tecnologia.

Confira o artigo na íntegra aqui.Zero-Shot Segmentation through Prototype-Guidance for Multi-Label Plant Species Identification

Fonte: “Pesquisador do Inmetro participa de competição internacional de inteligência artificial e equipe conquista o 5º lugar” / Inmetro – @ disponível no portal do Inmetro 31/7/2025

reprodução /inmetro

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns Rodrigo Pereira David!! A pesquisa desenvolvida por você e sua equipe além de colocá-lo em evidência profissional projeta nosso Instituto mais uma vez a nível internacional. Sinto orgulho de ter composto a eauipe que deu vida ao INMETRO e mais saber que o novo quadro técnico possui excelentes pesquisadores. Continue! Muito sucesso e realizações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui