CIEAM e Inmetro fortalecem parceria para o desenvolvimento da indústria da Zona Franca de Manaus

0
57
Dirigentes do Inmetro e CIEAM

O presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), Lúcio Flávio de Oliveira, acompanhado de conselheiros da instituição, reuniu-se nesta quarta-feira (6/8), em Brasília, com o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Márcio André Brito, para discutir estratégias de fortalecimento da indústria nacional, com atenção especial ao polo industrial da Zona Franca de Manaus.

Durante o encontro, o presidente do CIEAM apresentou demandas cruciais para a indústria local, destacando:

  • A otimização e desburocratização de todos os serviços, especialmente os de certificação;

  • A ampliação da infraestrutura da qualidade no estado, com a acreditação de mais laboratórios no Amazonas.

Em resposta, o presidente do Inmetro reforçou o compromisso da autarquia em atender essas demandas. “O Inmetro vai trabalhar fortemente para otimizar e desburocratizar os serviços, em especial os processos de certificação, facilitando o ambiente de negócios. Além disso, vamos ampliar a rede de laboratórios acreditados no Amazonas, fortalecendo a infraestrutura da qualidade e atendendo às necessidades do setor produtivo”, afirmou Márcio André Brito.

O dirigente destacou ainda que a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), primeira universidade reconhecida pelo Inmetro, será um dos pilares dessa expansão, servindo como ponto de conexão para novos laboratórios na indústria amazonense.

Próxima edição do “Diálogo do Setor Produtivo” será em Manaus

Na reunião, foi definida a realização, ainda este ano, da próxima edição do programa Diálogo do Setor Produtivo em Manaus. O objetivo é criar um espaço direto para que o Inmetro ouça as demandas do setor industrial e encaminhe soluções, especialmente na área regulatória.

“Este programa será uma plataforma essencial onde o Inmetro ouvirá os pleitos e encaminhará as principais pautas, principalmente na área regulatória. Nosso papel é regulamentar e apoiar o desenvolvimento, e estamos avançando bastante para facilitar o ambiente de negócios, especialmente no polo industrial de Manaus”, reforçou o presidente do Inmetro.

Por sua vez, Lúcio Flávio de Oliveira ressaltou a relevância do diálogo:

“É fundamental a oportunidade que o Inmetro está dando à indústria de falar das suas dificuldades, expor os seus problemas e analisar soluções. Recebemos notícias muito positivas nesta visita, que serviu para estreitar o relacionamento e estabelecer uma pauta de ações em parceria. Essa cooperação será de suma importância para o desenvolvimento da indústria na Zona Franca de Manaus.”

Também participaram da agenda o conselheiro do CIEAM, Jeanete Portela; o coordenador da Comissão CIEAM de Comércio Exterior, Celiomar Gomes; e o representante da FIEAM/CIEAM em Brasília, Saleh Hamdeh.

ASMETRO-SI com as fontes CIEAM e Inmetro 9/8/2025

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui