CPMI do INSS: Depoimento de Carlos Lupi marca nova fase das investigações

0
74
@fraga desenhos / GZH e ZERO HORA

 Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS retoma os trabalhos em um momento de grande expectativa política.

Nesta segunda-feira (09/09), os parlamentares ouvirão o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi, figura central nas discussões sobre a gestão do Instituto Nacional do Seguro Social.

O depoimento desperta atenção tanto pelo simbolismo quanto pelos possíveis desdobramentos.

Lupi comandou a pasta entre janeiro de 2023 e maio de 2025
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputado

Para setores do governo, há receio de que declarações de Lupi tragam à tona fragilidades na condução da Previdência Social, em especial diante das recentes denúncias de irregularidades e problemas de gestão no atendimento aos segurados.

A CPMI, instalada para apurar falhas estruturais, denúncias de fraudes e atrasos nos processos de concessão de benefícios, vem reunindo parlamentares de diferentes partidos, especialistas e gestores públicos.

A expectativa é que os trabalhos resultem em recomendações legislativas e medidas de aperfeiçoamento administrativo para o INSS, órgão vital para milhões de brasileiros.

O depoimento de Lupi pode oferecer novos elementos sobre a condução de políticas previdenciárias em gestões anteriores, além de abrir caminhos para aprofundar a responsabilidade institucional sobre os desafios enfrentados pelo sistema.

ASMETRO-SI 8/9/2025

FONTES: 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui