Seminário “States of the Future 2: Rumo à COP 30” discute o papel do Estado na construção de um futuro resiliente, justo e sustentável
Em preparação para a presidência brasileira da COP 30, e dando continuidade aos debates estratégicos iniciados durante o G20 em 2024, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) organiza o seminário internacional “States of the Future 2: Rumo à COP 30”. O evento ocorrerá nos dias 6 e 7 de outubro de 2025, no Centro Cultural da Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.
O primeiro “States of the Future”, realizado em 2024 em paralelo ao grupo de trabalho de desenvolvimento do G20, reuniu cerca de 200 painelistas e líderes mundiais para debater as capacidades estatais necessárias para que governos e sociedades respondam de forma coordenada aos choques e às demandas do século XXI. O relatório daquele encontro destacou a necessidade de fortalecer a democracia, a cooperação e o diálogo para enfrentar a crise climática, as desigualdades e as tensões geopolíticas.
Acesse aqui o relatório de 2024.
Na segunda edição, o evento evolui para dois dias de discussões mais focadas e estratégicas, partindo de uma premissa fundamental: o desenvolvimento sustentável precisa se basear em capacidades estatais eficazes para atingir seus objetivos e exige um arcabouço democrático robusto.
Às vésperas da COP 30, sediada pelo Brasil, o “States of the Future 2” aprofunda essa discussão, focando nas arquiteturas institucionais, financeiras e sociais necessárias para construir um futuro resiliente, justo e sustentável.
Destaques da Programação (presenças sujeitas a confirmação)
O seminário reunirá especialistas, gestores públicos e pensadores de renome nacional e internacional. O evento é gratuito, mas demanda inscrição prévia. Entre os principais temas e palestrantes, destacam-se:
Cerimônia de Abertura: Estão convidadas lideranças, como as ministras Esther Dweck(MGI), Marina Silva (Ministério do Meio Ambiente) e Anielle Franco (Ministério da Igualdade Racial), o presidente da COP 30, embaixador Andre Correa do Lago, e a diretora do BNDES, Tereza Campello.
- Transformações Geopolíticas Globais: Análise da ordem global com a participação de analistas como o professor Paolo de Renzio (convidado/a, FGV) e a embaixadora de Barbados no Brasil, Tonika Sealy-Thompson.
- Ciência dos Tipping Points e Governança: Uma discussão crucial sobre como a emergência climática exige novas capacidades estatais, com a participação de cientistas da mudança climática.
- A Caminho da COP 30: Um painel estratégico sobre os desafios de financiamento e as demandas do Sul Global nas negociações climáticas, com Francisco Gaetani (MGI), a CEO da COP 30, Ana Toni, dentre outros
A programação preliminar pode ser acessada aqui.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link abaixo. A participação está sujeita à lotação do espaço.
Inscreva-se aqui: https://forms.office.com/r/1E61Vyk06c.
A organização do evento emitirá certificados de participação.
Parceiros
Este evento é uma realização do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e conta com o apoio da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Maranta Inteligência Política, Open Society Foundations e suporte da Fundação Getulio Vargas (FGV), que sediará o evento.
Central de Dúvidas sobre o Evento: [email protected]
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos 26/9/2025