Transparência de dados fortalece gestão de pessoas no serviço público
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) tem ampliado o uso de painéis digitais e capacitações on-line para modernizar a administração pública. Essas iniciativas organizam e disponibilizam dados estratégicos sobre assuntos como concursos públicos, movimentação de pessoal, vagas temporárias e estágios oferecidos, permitindo que a sociedade acompanhe de perto a gestão da força de trabalho federal.
“O Estado brasileiro precisa cada vez mais tomar decisões orientadas por dados e prestar contas à sociedade com clareza. Aliada à transformação digital, a política de gestão de pessoas do MGI segue esse caminho, valorizando o servidor ao longo do seu ciclo laboral, da entrada por concurso à aposentadoria, e ampliando a transparência das ações do governo”, afirma o secretário de Gestão de Pessoas do órgão, José Celso Cardoso.
Painel de Concursos Públicos e Provimento
O Painel de Concursos Públicos e Provimento é uma dessas ferramentas. Reúne informações sobre vagas autorizadas desde 2017. Os dados estão agrupados por ano, órgão, carreira, área de atuação governamental (governo, infraestrutura, social e econômico) e grau de escolaridade exigido. O painel faz parte do conteúdo disponível na página sobre Concursos Públicos e Provimento de Pessoal, que também dispõe de publicações de referência, como o Guia para Concursos Públicos, que orienta órgãos a aprimorar processos seletivos e a atrair candidatos alinhados às demandas do serviço público.
O painel pode ser acessado aqui.
Painel de Contratações Temporárias
O MGI também disponibiliza o Painel de Contratações Temporárias, que permite a visualização dos números por finalidade da admissão, com indicações do motivo para autorização, como o enfrentamento de emergência em saúde pública ou a realização de atividade de recenseamento.
O painel está disponível aqui.
Painel do Programa de Estágio
O Painel do Programa de Estágio traz informações sobre a formação de estudantes na Administração Pública Federal. O recurso facilita o acompanhamento das oportunidades abertas e do perfil dos estudantes contratados, destaca normativos e ainda um painel sobre a presença dos estagiários no governo federal.
A página está disponível aqui.
Painel de Movimentação de Pessoal
Outro destaque no ambiente virtual do governo fica com o Painel de Movimentação de Pessoal, que apresenta informações históricas e atuais sobre movimentações, realocações e ajustes na força de trabalho do Executivo Federal e está disponível na página sobre Movimentação de Pessoal.
A ferramenta permite identificar padrões de comportamento institucional e apoiar decisões de gestão. O painel dispõe ainda do Relatório Quantitativo das Movimentações dos Agentes Públicos entre Órgãos da Administração Pública.
O painel pode ser acessado aqui.
Painel de Cursos e Capacitação em Força de Trabalho
Além dos painéis sobre concursos e provimento, a sociedade e os servidores têm acesso ao Painel de Cursos de Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT), desenvolvido pelo MGI em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O painel concentra links e informações sobre capacitações gratuitas que preparam servidores para aplicar a metodologia DFT por meio do Sistema de Dimensionamento de Pessoas (Sisdip).
O DFT identifica e analisa quantitativa e qualitativamente a força de trabalho necessária ao cumprimento dos objetivos institucionais, considerando as inovações tecnológicas e a modernização dos processos de trabalho. O dimensionamento da força de trabalho (DFT) é uma das iniciativas estratégicas da SGP para a transformação de processos de contratação e movimentação de pessoal na administração federal.
Passo importante para uma governança de cargos e carreiras públicas com base em evidências de gargalos e serviços represados nos distintos órgãos na gestão de suas políticas, a metodologia de coleta de dados do DFT revela à alta gestão os potenciais postos de trabalho em aberto e o perfil profissional necessário para sanar as lacunas de atuação dos órgãos. Atualmente já são mais de 5 mil unidades concluídas em 114 órgãos, do executivo federal.
O espaço pode ser acessado aqui.
Na opinião da diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal do MGI, Maria Aparecida Chagas, a abertura das informações por meio de painéis cumpre papel fundamental. “Todas essas informações permitem que qualquer pessoa acompanhe dados referentes à movimentação e a recomposição da força de trabalho do Executivo, concursos realizados e sobre o Programa de Estágio. Assim, cidadãs e cidadãos podem conhecer com clareza as ações do governo, o que fortalece o princípio da publicidade na administração pública”, destaca a diretora.
Todos os painéis podem ser acessados gratuitamente no Portal do Servidor e no site oficial do MGI, que concentram também publicações e guias de referência sobre a política de gestão de pessoas na administração pública.