Objetivo é orientar pessoas servidoras públicas sobre a utilização eficaz e responsável das ferramentas de IA
As pessoas interessadas em aprender a utilizar as diversas ferramentas de Inteligência Artificial (IA) já podem usar o novo Guia de Prompt para IA Generativa.
A proposta do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), no âmbito do programa AMPLIA – ampliação do uso responsável de IA no setor público, é orientar servidores públicos sobre o uso eficaz e responsável das ferramentas de IA, além de auxiliar na criação de instruções, os chamados prompts, de forma clara e objetiva.
A publicação é uma continuação do trabalho iniciado pelo Núcleo de IA do governo a partir da publicação da Cartilha de IA Generativa no Serviço Público.ia-generativa-no-servico-publico
“Nosso foco principal é orientar os servidores públicos, mas é claro que as duas publicações podem ser utilizadas por qualquer pessoa que considere o tema relevante para a sua atividade”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “Ao construir boas instruções para as diversas soluções disponíveis, fica mais fácil a obtenção de respostas úteis, éticas e seguras”, complementou. A proposta do governo com essa publicação é simplificar o uso de IA para os servidores, otimizando processos, tornando as tomadas de decisões mais eficazes e aprimorando o atendimento ao cidadão.
Para o secretário, uma conversa com uma IA é como pedir algo para um assistente muito inteligente, mas que só entende exatamente o que você diz. “Se você for vago, a ferramenta pode se confundir. Agora, se o usuário for claro e específico, as chances de obter um retorno preciso e alinhado com o objetivo inicial são ampliadas”, explicou Mascarenhas.
Isso porque o prompt é uma instrução clara e contextual que orienta modelos de linguagem generativa a produzirem respostas mais precisas e relevantes. É preciso pensar nesse comando como o ponto de partida que guia a IA indicando claramente as expectativas sobre sua resposta. “Isso amplia as chances de a ferramenta ajudar na atividade, mas é preciso ter muito cuidado com informações confidenciais e sigilosas da administração pública, que não devem ser coladas nessas ferramentas de mercado”, afirmou o secretário.
Cartilha de IA Generativa
Lançada em fevereiro deste ano, a Cartilha de IA Generativa no Serviço Público tem o objetivo é apoiar servidores públicos no entendimento e uso responsável de ferramentas de IA, com orientações práticas para o uso ético e eficaz dessas ferramentas no setor público brasileiro.
A cartilha ajudará os servidores, por exemplo, a usarem as ferramentas de IA, maximizando seus benefícios e mitigando os riscos. “A proposta é que ela seja atualizada continuamente para refletir as mudanças nas regulamentações e avanços tecnológicos”, encerrou Mascarenhas.
Portal do Servidor / Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos 14/10/2025