O Inmetro reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, com a transição energética e com a credibilidade do mercado de carbono ao marcar presença na COP30, em Belém (PA).
Na abertura oficial da conferência (10/11), o presidente do Instituto, Márcio André Oliveira Brito, destacou que “a infraestrutura da qualidade, a metrologia e a avaliação da conformidade são instrumentos fundamentais para assegurar credibilidade e rastreabilidade nas ações de mitigação climática”.
A agenda da instituição no evento conta com painéis técnicos, debates especializados e a visitação da Unidade Básica Fluvial de Fiscalização e Pesquisa (UBFFP II) — embarcação premiada internacionalmente e símbolo da inovação verde aplicada pela instituição.
Um marco dessa participação foi a cerimônia de entrega de acreditação à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para atuar na validação e verificação de projetos de redução e remoção de gases de efeito estufa – a primeira entidade nacional autorizada nessa condição. A iniciativa amplia e fortalece a infraestrutura da qualidade no Brasil, ao adotar os padrões internacionais (ISO 17029 e ISO 14065) e sustentar a trajetória rumo a um mercado de créditos de carbono robusto e confiável.
Segundo o presidente da ABNT, Mário William Esper, “esse reconhecimento garante independência técnica e confiança nos resultados obtidos por projetos nacionais e internacionais”.
A atuação do Inmetro na COP30 também evidencia um esforço de descentralização – com fortalecimento de laboratórios e organismos de certificação em todas as regiões do país, inclusive na Amazônia – e reforça que o Brasil busca tornar-se referência global na validação de créditos de carbono, unindo rigor técnico, inovação e soberania regulatóri
O Inmetro convida todos a conhecer a sua programação durante a conferência e a visitar a UBFFP II, no Porto Futuro II, de 10 a 17 de novembro — uma infraestrutura que integra ciência, fiscalização e sustentabilidade em operação.
Juntos, construímos uma economia de baixo carbono com confiança, rastreabilidade e qualidade técnica.
Diretoria Executiva do ASMETRO-SI 12/11/2025
Fonte: Página da Internet do Inmetro https://www.gov.br/inmetro/pt-br













