O Inmetro viveu, nesta semana, dois momentos decisivos para o avanço da Infraestrutura da Qualidade no Brasil e para o fortalecimento das relações internacionais em temas estratégicos de proteção ao consumidor, metrologia, regulamentação e desenvolvimento econômico.
Brasil promove encontro internacional e assume papel central na segurança de produtos nas Américas
No Rio de Janeiro, o Inmetro e a Senacon realizaram o Seminário Internacional sobre Segurança de Produtos, evento que integrou a programação da 12ª Plenária da Rede Consumo Seguro e Saúde das Américas (RCSS). O encontro reuniu mais de 200 participantes — entre autoridades, especialistas, organismos internacionais, academia e setor produtivo — para debater ações de prevenção de acidentes de consumo, fiscalização, harmonia regulatória e combate à não conformidade intencional.
Representando o Brasil, o Inmetro destacou o Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac) e reforçou o compromisso do país ao reassumir, após 11 anos, a presidência do Comitê Gestor da RCSS para o biênio 2025–2026.
Durante o evento, foram discutidos temas como:
- segurança em ambientes digitais e no comércio eletrônico;
- cooperação internacional e fortalecimento institucional;
- impacto socioeconômico dos acidentes de consumo;
- modelos regulatórios modernos e eficazes;
- sustentabilidade e economia circular na nova geração de normas e práticas de mercado.
A programação marcou também a entrega da Medalha Comemorativa RCSS 2025, cunhada pela Casa da Moeda do Brasil, simbolizando o esforço coletivo pela proteção do consumidor nas Américas.
Inmetro reforça cooperação estratégica com a Alemanha para 2025–2027
Em outra frente internacional, uma delegação do Inmetro cumpriu agenda oficial na Alemanha para avançar na execução do Plano de Trabalho Brasil-Alemanha 2025–2027, que orienta ações conjuntas em metrologia, avaliação da conformidade, fiscalização de mercado, inovação regulatória e fortalecimento institucional.
A missão também tratou dos ajustes finais para a confirmação da Fase III do projeto de cooperação com o Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB) — instituição equivalente ao Inmetro na Alemanha — que será submetido ao Ministério da Cooperação e Desenvolvimento Econômico alemão (BMZ).
A delegação brasileira participou de reuniões em:
- Berlim – na Embaixada do Brasil e no Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Energia, discutindo regulamentação técnica, segurança de produtos e normalização;
- Braunschweig – no campus do PTB, aprofundando acordos técnicos e iniciativas conjuntas para capacitação e inovação na Infraestrutura da Qualidade.
A agenda reforça o compromisso permanente do Inmetro com a cooperação internacional, a modernização regulatória e o alinhamento do Brasil às melhores práticas globais.
Diretoria Executiva do ASMETRO-SI 15/11/2025
Fonte: Página da Internet do Inmetro













