Novo prédio de 1,5 mil m² reunirá 6 laboratórios de Química e Materiais, ampliando a capacidade nacional de produção de materiais de referência certificados, ensaios e apoio tecnológico à indústria
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) avança na construção de seu novo prédio laboratorial no Campus Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho, em Xerém, no município de Duque de Caxias. Na manhã desta quarta-feira (10/12), o presidente do Instituto, Márcio André Brito, visitou o complexo em obra, que contará com 1.500 m² de área útil e está sendo preparado para receber seis laboratórios das diretorias responsáveis por medições químicas e de materiais, formando um ambiente moderno, integrado e orientado à inovação.
A nova instalação, que integra o complexo da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci), ampliará de forma significativa a capacidade de atendimento às demandas industriais do país nas áreas de Química e Materiais.
Reorganização e expansão na área de Química
Na Metrologia Química, dois laboratórios terão instalações no novo prédio – o Laboratório de Análise Inorgânica (Labin) e o Laboratório de Análise de Gases (Lanag). O Labin atenderá a setores que trabalham com elementos inorgânicos, especialmente metais. Já o Lanag ampliará a interface com indústrias que dependem de medições precisas de gases — desde energia (biogás, hidrogênio, gás natural) até emissões automotivas, processos industriais e gases medicinais.
A atuação conjunta de Labin e do Lanag reforçará a oferta de ferramentas metrológicas essenciais para a indústria, incluindo materiais de referência certificados, ensaios de proficiência, comparações interlaboratoriais e consultorias técnicas.
Expansão tecnológica nos laboratórios de Materiais
Na Metrologia de Materiais, haverá a expansão de quatro laboratórios, o Laboratório de Tribologia (Labit), o Laboratório de Microscopia (Labmi), o Laboratório de Propriedades Termofisicas e Espectroscopias (Lates) e o Laboratório de Fenômenos de Superfície (Lafes).
O Labit receberá nova infraestrutura para testes de próteses articulares, com foco especial em próteses de ombro. A atividade é essencial para demonstrar conformidade com regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e fortalecer a segurança dos dispositivos médicos produzidos no país.
Já no Labmi será instalada infraestrutura dedicada à ampliação da fabricação de dispositivos por litografia usados em microscopia óptica de varredura de campo próximo — nanoscópios produzidos no Brasil. As aplicações incluem projetos biomédicos, especialmente para sequenciamento de DNA e RNA.
O Lates, por sua vez, ganhará estrutura para projetos ligados a processos catalíticos industriais e análises de qualidade da água. Entre as iniciativas, estão pesquisas em colaboração com a Petrobras e estudos sobre controle de poluentes emergentes, como microplásticos, em matrizes ambientais.
Finalmente, o novo espaço do Lafes permitirá avançar em tecnologias de transformação de biomassa em materiais de alto valor agregado, como grafeno, e no suporte metrológico a processos industriais envolvendo nanocompósitos poliméricos. O laboratório mantém projetos com diversas empresas, em projetos colaborativos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
Infraestrutura estratégica para a indústria brasileira
Para a diretora de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia do Inmetro, Danielle Assafin, a consolidação dos seis laboratórios no novo prédio representa um marco na expansão infraestrutura científica do Inmetro. “A ampliação permitirá maior eficiência operacional, integração entre equipes e aceleração de projetos capazes de impactar diretamente setores industriais como biomédico, energético, petroquímico, automotivo e ambiental”, destacou a diretora.
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, ressaltou que a nova instalação abrirá um novo patamar para a metrologia científica e industrial no país, como resultado direto dos investimentos do Governo Federal do Brasil e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). “Com a conclusão da obra e a instalação dos equipamentos, o novo complexo deve elevar o padrão nacional de metrologia aplicada à inovação, contribuindo para a competitividade e a segurança de produtos e processos no Brasil”, concluiu Brito.

Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/ presidente-do-inmetro-acompanha-avanco-das-obras-do-novo-complexo-laboratorial-em-xerem-rj 11/12/2025













