Explosões com GNV: Segurança não é opcional, é obrigação legal

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@ reprodução internet

O recente incidente ocorrido em um posto de combustíveis no bairro Laranjal, em São Gonçalo (RJ), envolvendo a explosão do cilindro de Gás Natural Veicular (GNV) de um automóvel, reacende um alerta fundamental: o risco não está no GNV em si, mas no descumprimento das normas técnicas e legais que garantem sua segurança.

O episódio, amplamente divulgado pela imprensa, deixou duas pessoas feridas e provocou danos materiais significativos. De acordo com as informações divulgadas, o veículo envolvido não possuía qualquer vistoria obrigatória, não tinha o GNV registrado no documento, não possuía Certificado de Segurança Veicular (CSV) e jamais passou por inspeção em organismo credenciado.

Irregularidade coloca vidas em risco
Em nota pública, o Sindirepa foi categórico ao afirmar que a explosão decorreu de grave e exclusiva irresponsabilidade tanto do condutor quanto do responsável pela instalação irregular do sistema de GNV. O próprio presidente da entidade, Celso Mattos, reforçou que: 

“Todas as explosões registradas até hoje envolvem veículos irregulares, fora da lei e sem inspeção. Quando instalado corretamente, em empresas homologadas e com inspeções em dia, o GNV é um dos combustíveis mais seguros que existem.”

A conduta de instalar sistemas de GNV à margem da legislação não é apenas imprudente — pode caracterizar crime, pois expõe motoristas, trabalhadores de postos e a população a riscos desnecessários.

A inspeção veicular salva vidas

Em entrevista ao Jornal Hoje, da TV Globo, Claudio Torelli, vice-presidente de Relações Institucionais da ABRIQ e presidente do sindicato das empresas de inspeção veicular de São Paulo, foi enfático:

“O sistema de GNV é extremamente seguro, desde que se cumpram as regras básicas. O cilindro deve passar por inspeção a cada cinco anos, e a instalação precisa ser feita, obrigatoriamente, em oficina registrada no Inmetro.”

Assista a reportagem>>> globoplay.globo.com/v/14207227/

Essa orientação técnica reflete o consenso da área de Infraestrutura da Qualidade, que atua exatamente para prevenir acidentes, proteger vidas e assegurar a confiabilidade dos serviços.

Regras claras, responsabilidade compartilhada

O Inmetro reforça que:

  • a instalação do GNV deve ocorrer exclusivamente em oficinas registradas;
  • o veículo deve passar por inspeções periódicas obrigatórias;
  • o cilindro de GNV precisa ser retestado a cada cinco anos;
  • toda a documentação deve estar regular e atualizada.

O descumprimento dessas exigências transforma um sistema seguro em um grave risco coletivo.

Segurança não se negocia

Casos como o de São Gonçalo não podem ser tratados como fatalidades. Eles são o resultado direto da negligência, da informalidade e do desrespeito às normas técnicas construídas para proteger a sociedade.

Reafirmamos: o GNV é seguro quando usado corretamente. O verdadeiro perigo está na ilegalidade.

Segurança veicular é um compromisso com a vida.

Diretoria Executiva do ASMETRO-SI –  27/12/2025

Fontes:

  • Carro explode em posto de gasolina em São Gonçalo – Jornal O Dia
  • Cilindro de gás de carro explode durante abastecimento em posto – Jornal Hoje – Rede Globo
  • Inmetro alerta para riscos no uso irregular de GNV e reforça regras de segurança – Inmetro

 

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