O ASMETRO-SI dará continuidade, nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, à aplicação da Metodologia de Lucro Social junto à Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil (DGDNTM), desta vez voltada às equipes do Rio de Janeiro, após a realização da 10ª Oficina de Lucro Social (OLS) ocorrida nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, nas dependências da DGDNTM/USP, em São Paulo.
A 11ª OLS será realizada no CASNAV – Centro de Análises de Sistemas Navais, com abertura e encerramento conduzidos pelo Almirante Nelson Márcio Romanelli de Almeida, reafirmando o compromisso institucional da Marinha do Brasil com a transparência, a gestão orientada a resultados e a geração de valor público para a sociedade.
Objetivo estratégico
O principal objetivo da 11ª Oficina é traduzir os resultados técnicos e institucionais da DGDNTM — muitas vezes intangíveis — em impactos concretos para a sociedade, evidenciando o retorno social do investimento público, especialmente nas áreas de:
- Infraestrutura da Qualidade
- Ciência, Tecnologia e Inovação
- Defesa e Segurança Nacional
A iniciativa busca tornar visível o valor estratégico produzido pelas atividades da Marinha, conectando processos, indicadores e resultados institucionais ao benefício efetivo gerado para o Estado e para a sociedade brasileira.
Metodologia
A metodologia aplicada foi desenvolvida por servidores do Inmetro em parceria com o ASMETRO-SI e tem como propósito medir, validar e evidenciar o Lucro Social gerado por organizações públicas estratégicas.
Na DGDNTM, a aplicação da metodologia permitirá:
- Identificar processos críticos e seus indicadores
- Validar resultados por meio de abordagem estruturada
- Evidenciar o valor público gerado pela ciência e tecnologia de Estado
- Demonstrar o retorno social das atividades estratégicas da Marinha
Continuidade dos resultados da 10ª OLS
A 11ª Oficina representa a consolidação do trabalho iniciado na etapa anterior, que estruturou os primeiros resultados institucionais do Lucro Social na DGDNTM.
Conforme registrado:
“10ª OLS encerra com consolidação do Lucro Social e anuncia a 11ª Oficina da DGDNTM no Rio”
https://asmetro.org.br/portalsn/2026/01/30/10a-ols-encerra-com-consolidacao-do-lucro-social-e-anuncia-a-11a-oficina-da-dgdntm-no-rio/
A nova etapa amplia a aplicação da metodologia, fortalecendo a cultura de mensuração de valor público, integração institucional e gestão orientada a resultados.
Valor público e visão de Estado
A iniciativa reafirma o papel estratégico da DGDNTM na produção de conhecimento científico, tecnológico e metrológico essencial à soberania nacional, demonstrando que investimento público em ciência, tecnologia e infraestrutura da qualidade gera retorno direto para a sociedade — o verdadeiro Lucro Social.
ASMETRO-SI – Gestão, Transparência e Valor Público 7/2/2026













