Segurança digital: Saiba como se proteger dos golpes virtuais

0
38
PRI-1307-OPINI - (crédito: maurenilson freire)

Os golpes digitais fazem milhares de vítimas todos os anos e engana-se quem pensa que eles atingem somente a população mais idosa do nosso país: de acordo com uma pesquisa do Governo do Estado de São Paulo, pessoas com idade entre 30 e 59 anos estão mais expostas às tentativas de golpe. Isso porque essa faixa etária costumar as plataformas digitais de forma mais intensa.

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Seade, 88% da população residente no estado de SP declarou já ter recebido mensagens, e-mails ou ligações com tentativas de golpe virtual, número que corresponde a 30 milhões de pessoas.

Sabe aquela ligação de número desconhecido em que ninguém fala nada e, logo em seguida, a chamada cai? Ou então, ligações de bancos pedindo confirmação de senhas ou dinheiro? E aquele e-mail com link estranho? 

Todas essas ações são tentativas de golpe que tentam subtrair o dinheiro de pessoas que acreditam nas narrativas falsas.

Para te ajudar a não cair em golpes na internet, separamos algumas dicas para você se proteger das falcatruas. Confira:

1. Não compartilhe os seus códigos de segurança

Golpistas conseguem o número de celular e o nome das vítimas e fingem ser uma empresa para pedir um código de segurança enviado via SMS. Com esse código, o criminosos conseguem replicar seu perfil do WhatsApp em outros aparelhos e pedir dinheiro como se fosse você.

2. Não clique em links suspeitos 

Não clique em links enviados por SMS, aplicativos de mensagens, redes sociais ou e-mails, principalmente quando enviados por desconhecidos. Antes de clicar, verifique se o site é autêntico para não ser induzido a clicar em links fraudulentos.

3. desconfie de vendas on-line com preços muito baixos 

Criminosos criam sites de leilão ou de queima de estoque de lojas famosas com preços bem abaixo do mercado. Para se prevenir, pesquise a reputação da empresa em sites de reclamações e confira o CNPJ do local.

4. Só se comunique com bancos através dos telefones oficiais 

Ao receber uma ligação que solicite seus dados bancários, desligue o telefone e fale com um número oficial do banco ou da empresa para confirmar as informações.

5. Utilize senhas fortes

Usar senhas simples ou repetidas é perigoso para manter o sigilo dos seus dados. Opte por combinações que misturem letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos e evite dados óbvios, como nomes ou datas de nascimento. Também é importante trocar as senhas periodicamente para melhorar a segurança.

Crédito: TVTEM / Rede Globo – @ disponível na internet 20/2/2026

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui