Centrais sindicais entregam pauta unificada da classe trabalhadora a presidente Lula

0
91

Representantes da classe trabalhadora de todo o Brasil aprovaram a unificação da pauta de reivindicações das centrais sindicais que foi entregue na tarde dessa terça-feira, 29, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Trabalhadores do campo e da cidade, do setor público e privado, lotaram a Esplanada dos Ministérios na Marcha da Classe Trabalhadora. “Valorização para quem faz o Estado” foi o mote que unifica os servidores representados por entidades filiadas à CUT reunidas na Aliança das Três Esferas.

Entre as reivindicações que chegaram nas mãos do presidente Lula destaques para a redução da jornada de trabalho, sem redução de salários, o fim da escala 6×1 e a insenção do Imposto de Renada para quem ganha até R$5mil, além da taxação dos super-ricos. Além disso, a pauta reivindica mais e melhores serviços públicos em todo o país. A regulamentação da Negociação Coletiva (Convenção 151 da OIT) também é destacada no documento.

No serviço público, unificando servidores federais, estaduais e municipais, está ainda a luta pelo fim do confisco das aposentadorias, pela manutenção do Regime Jurídico Único (RJU) e contra qualquer reforma Administrativa que não seja amplamente debatida com a categoria. 

Outras bandeiras de luta específicas dos federais, estaduais e municipais também são reivindicadas. Entre as pautas específicas dos federais destaque para a equiparação de todos os benefícios, incluindo o auxílio-alimentação, entre os Três Poderes. 

>> Veja a íntegra da Pauta da Classe Trabalhadora PAUTA DA CLASSE TRABALhadora 2025

Condsef/Fenadsef 30/4/2025

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui