Com o objetivo de disseminar uma cultura de privacidade e segurança da informação dentro do governo federal, a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou sete jogos e seis vídeos educativos sobre temas como inteligência artificial, nuvem e controle de acesso a sistemas.
Esses novos materiais se juntam a diversos outros conteúdos educativos disponíveis no site oficial do Centro de Excelência em Privacidade e Segurança da Informação (CEPS GOV.BR) e no canal de Youtube do MGI.
“Ao todo, já são 34 vídeos e 14 jogos para ajudar os agentes públicos em geral a protegerem seus órgãos durante o processo de transformação digital em curso e para auxiliar os cidadãos na navegação segura no mundo digital”, explica Leonardo Ferreira, diretor de privacidade e segurança da informação da SGD.
Os seis novos vídeos lançados têm os seguintes temas: Conceitos de Inteligência Artificial; Segurança na Inteligência Artificial; Ataques de Negação de Serviço; Controle de Acesso – Segurança Lógica; Controle de Acesso – Segurança Física; e Segurança na Nuvem.
Atualmente, os mais assistidos no site do MGI são sobre multifator de autenticação (MFA), infraestrutura de chaves públicas brasileira e virtual private network (VPN).
De acordo com a Diretoria de Privacidade e Segurança da Informação (DEPSI), os assuntos são escolhidos a partir de pesquisas de satisfação dos participantes nos webinários do Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI) e nas atividades do Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (CISC), além de observações sobre as necessidades dos órgãos e entidades do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).
O diretor também ressalta a importância da gamificação do processo de aprendizado, uma técnica contemporânea que busca tornar o processo de aprendizado mais envolvente, utilizando recursos interativos.
“Enquanto os tutoriais em vídeo buscam dar respostas rápidas para solucionar problemas concretos, os jogos que desenvolvemos buscam fixar o conteúdo aprendido de forma interativa e divertida”, completa Leonardo.
A coordenadora geral de segurança da informação da SGD, Loriza Melo, explica que o sucesso dessas iniciativas educativas já levou a DEPSI a planejar mais conteúdos do tipo, além de outras novidades.
“Estão sendo desenvolvidos quatro cursos novos para a Trilha de Aprendizagem em PSI da Escola Virtual de Governo da ENAP, e uma quarta turma de especialização lato sensu no tema em parceria com a Universidade de Brasília”, detalha ela.
Para assistir os vídeos e se desafiar nos jogos, é só acessar a área da CEPS no site do MGI [https://www.gov.br/governodigital/pt-br/privacidade-e-seguranca/centro-de-excelencia-em-privacidade-e-seguranca] ou procurar a playlist Privacidade e Segurança da Informação (https://www.youtube.com/watch?v=nqCS9t7XUQ8&list=PLLALIAs-tUYJzG0JqNkXefsT8EdjOXayI) no canal do Ministério da Gestão no Youtube.
Portal do Servidor / Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos6/5/2025