Servidor certo no lugar certo: Inmetro pode avaliar uso da ferramenta de Perfil Profissiográfico do MGI

0
937
@reprodução internet

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou recentemente uma nova ferramenta digital com potencial transformador para a administração pública: o Perfil Profissiográfico. Desenvolvida com apoio técnico da Universidade de Brasília (UnB), essa inovação tem como objetivo garantir que cada servidor seja alocado no local onde poderá desempenhar suas funções com mais eficiência, satisfação e desenvolvimento profissional.

A proposta é simples, mas revolucionária: “O servidor certo no lugar certo”. Trata-se de um modelo que une tecnologia, inteligência artificial e ciência de dados para mapear competências, experiências, interesses e alinhá-los às necessidades específicas dos órgãos públicos.

O sistema funciona a partir de um questionário digital respondido pelo servidor no momento da posse, cruzando essas informações com dados do seu currículo e com o perfil detalhado das vagas existentes nos órgãos. O resultado desse cruzamento é o RISA – Relatório Individual de Subsídio à Alocação, que oferece uma sugestão técnica sobre onde aquele servidor poderá gerar mais valor, se desenvolver melhor e ser mais produtivo.

O governo federal aposta que essa metodologia se torne referência não apenas para o Concurso Nacional Unificado (CNU), mas também para futuros concursos, processos seletivos, movimentações internas e ocupação de funções em toda a administração pública.

Segundo o MGI, a iniciativa vai muito além de uma simples alocação: representa uma mudança de cultura na gestão de pessoas, focada na valorização do servidor, no reconhecimento de suas competências e na construção de ambientes de trabalho mais produtivos, colaborativos e alinhados às vocações individuais.

Por que o Inmetro deve avaliar essa ferramenta?

Considerando a importância de garantir uma alocação eficiente dos novos servidores que ingressarão no Inmetro, bem como do cadastro reserva do concurso em andamento, é oportuno que a instituição avalie a viabilidade de adotar o Perfil Profissiográfico como instrumento de gestão de pessoas.

Além de contribuir para uma melhor integração dos novos servidores, essa abordagem pode ser um diferencial estratégico para potencializar a qualidade dos serviços prestados, melhorar a motivação dos colaboradores e assegurar uma gestão mais moderna, inteligente e orientada por dados.

O Inmetro, como instituição de excelência, que atua na promoção da qualidade, inovação e desenvolvimento tecnológico no Brasil, pode se beneficiar diretamente desse modelo, aplicando-o de forma adaptada à sua realidade organizacional.

Benefícios esperados:

  • Otimização da alocação dos aprovados e cadastro reserva.

  • Maior aderência entre perfil profissional e as demandas institucionais.

  • Redução de rotatividade e aumento da satisfação no trabalho.

  • Melhoria na eficiência dos processos internos.

  • Valorização dos talentos e desenvolvimento contínuo dos servidores.

Adotar ferramentas inovadoras como o Perfil Profissiográfico é um caminho natural para instituições que, como o Inmetro, buscam excelência na gestão pública e na valorização do seu capital humano.

Fontes:

  • “Servidor certo no lugar certo: Perfil Profissiográfico é destaque na estratégia do MGI para valorizar competências” – Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

  • “União busca mudar alocações com modelo que promete servidor certo no lugar certo” – Reportagem de Gustavo Silva, Jornal EXTRA.

ASMETRO-SI 26/5/2025

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui