CerGP: Certificação amplia profissionalismo da Gestão de Pessoas

0
62
@reprodução internet

Iniciativa busca valorizar servidores, desenvolver competências estratégicas e fortalecer a gestão pública federal

Com foco na valorização dos profissionais e no fortalecimento do papel estratégico da área de gestão de pessoas, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) deu passo importante rumo à modernização da administração pública federal. Lançado no final de 2024, o Projeto de Certificação em Gestão de Pessoas (CerGP) propõe reconhecer competências, estimular o desenvolvimento contínuo e promover maior padronização e profissionalismo na atuação dos servidores, em alinhamento às diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP).

A proposta tem objetivo de valorizar os profissionais do setor, desenvolver competências e oferecer certificação, o que pode contribuir para uma administração mais moderna e eficiente. “A certificação representa um marco na profissionalização da gestão de pessoas no serviço público federal, pois reconhece o servidor como protagonista e investe em seu desenvolvimento contínuo”, explica Andrea Rampani, chefe da Divisão de Governança em Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP).

O projeto surgiu após amplo diagnóstico realizado pelo órgão central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec), que identificou desafios como falta de padronização de competências, carência de ações de desenvolvimento e ausência de reconhecimento para os servidores da área.

A partir do levantamento, o MGI estruturou um trabalho baseado em design thinking  (metodologia de resolução de problemas que usa a forma de pensar criativa dos designers para desenvolver soluções inovadoras centradas nas necessidades das pessoas), com pesquisas, entrevistas e oficinas com diversos órgãos e entidades públicas. A abordagem colaborativa resultou no mapeamento de 14 competências estruturantes, que orientam o desenvolvimento profissional e servem como referência para o Executivo Federal.

De acordo com Andrea Rampani, a certificação tem finalidade de estimular uma mudança cultural.  “A gestão de pessoas precisa deixar de ser vista como função meramente operacional e passar a ser considerada como pilar estratégico das instituições públicas”, pondera.

A implementação da CerGP prevê parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para oferta, em 2026, de um programa organizado em trilhas de aprendizagem voltadas ao desenvolvimento das competências identificadas. Além da Certificação, os participantes do receberão uma medalha digital de reconhecimento, como incentivo ao aperfeiçoamento contínuo.

Há expectativa de que a CerGP atinja cerca de 16 mil servidores que atuam na área de gestão de pessoas, em 202 órgãos e entidades federais espalhados por todo o país. Está prevista ainda a publicação do Caderno de Competências, que reunirá as competências estruturantes específicas de cada fase do ciclo laboral, desde a alocação e o bem-estar até a aposentadoria.

 “Mais do que uma iniciativa de capacitação, o CerGP é uma política de Estado voltada à excelência da gestão pública e ao fortalecimento de quem faz a administração pública acontecer, que é o servidor”, conclui Andrea Rampani.

Portal do Servidor / Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos 19/12/2025

Saiba mais sobre a Certificação em Gestão de Pessoas – CerGP   www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/gestao-de-pessoas/desempenho-e-desenvolvimento-de-pessoas/cergp-1/cergp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui