A 10ª Oficina de Lucro Social (OLS) terá início no dia 27 de janeiro, com atividades previstas para os dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2026, junto à Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil (DGDNTM).
A metodologia, desenvolvida por servidores do Inmetro no âmbito do ASMETRO-SI, será aplicada com o objetivo de identificar, organizar e evidenciar o valor público gerado pelas atividades estratégicas da Marinha, especialmente nos campos da ciência, tecnologia, inovação de Estado e soberania tecnológica nacional.
A DGDNTM é uma instituição estratégica, responsável pela coordenação das atividades nucleares, científicas e tecnológicas da Marinha do Brasil, desempenhando papel fundamental no fortalecimento da capacidade tecnológica e da autonomia nacional.
A Oficina busca traduzir resultados técnicos e institucionais — muitas vezes intangíveis — em impactos concretos para a sociedade, evidenciando o retorno social do investimento público, com destaque para as áreas da infraestrutura da qualidade, inovação científica e segurança nacional.
O Lucro Social é uma ferramenta e um conceito desenvolvidos pelo ASMETRO-SI, a partir da experiência técnica e institucional de servidores do Inmetro, como um instrumento moderno de gestão pública, transparência e demonstração do valor gerado pelas políticas públicas de Estado. A metodologia vem sendo aplicada com sucesso em diferentes instituições, fortalecendo a comunicação institucional e a mensuração do valor público produzido.
A realização da 10ª OLS junto à DGDNTM, com início em 27 de janeiro, reforça:
- o papel das instituições técnicas de Estado na formulação e execução de políticas públicas estratégicas;
- a importância da infraestrutura da qualidade como base da segurança, da confiabilidade e da inovação;
- o compromisso com uma visão de longo prazo, essencial para áreas sensíveis como defesa, tecnologia nuclear e desenvolvimento científico.
Ao promover o diálogo entre ciência, tecnologia, qualidade e sociedade, o ASMETRO-SI reafirma seu compromisso com a valorização do serviço público, com a atuação qualificada dos servidores do Inmetro e com o fortalecimento de iniciativas que contribuem para um Estado brasileiro mais técnico, transparente e preparado para os desafios do futuro.
Diretoria Executiva do ASMETRO-SI 24/1/2026













