2º Dia da 10ª Oficina de Lucro Social (OLS) – DGDNTM

0
110
(DGDNTM)

Planejamento estratégico e indicadores como instrumentos para evidenciar o Lucro Social e o valor público gerado pela DGDNTM

Dando continuidade à 10ª Oficina de Lucro Social (OLS) da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil (DGDNTM), o segundo dia de atividades teve início com a apresentação de conceitos relacionados ao Planejamento Estratégico orientado à geração de Lucro Social, aplicado à realidade institucional da DGDNTM.

Sérgio Ballerini apresentou o tema Planejamento Estratégico, explorando a relação entre processos, indicadores e Lucro Social, a partir da metodologia desenvolvida por servidores do Inmetro, no âmbito do ASMETRO-SI. A exposição destacou o percurso que vai do processo ao valor público gerado pelas atividades de ciência, tecnologia e inovação de Estado, reforçando a importância da mensuração de impactos sociais do investimento público.

Na sequência, a exibição do vídeo “A Fábula dos Porcos Assados” estimulou uma reflexão crítica sobre a perpetuação de processos ao longo do tempo, muitas vezes mantidos sem a devida análise coletiva. A abordagem evidenciou que rotinas podem sobreviver mesmo quando o motivo original que as justificava deixa de existir, reforçando que o Lucro Social exige a compreensão do valor que os processos efetivamente geram no presente.

Rosângela de Ávila Vieira apresentou os resultados da Oficina de Lucro Social da AMAZUL, destacando a aplicação da metodologia e seus principais desdobramentos institucionais, com base no Balanço Social 2024. A exposição evidenciou o valor público gerado pelas atividades estratégicas da empresa, com destaque para os programas Angra 1, Produção de Geradores de Tecnécio, PROSUB e PNM, demonstrando de forma objetiva o retorno social do investimento público. A apresentação reforçou a consolidação do Lucro Social como ferramenta permanente de gestão, transparência e mensuração de impacto, resultado direto da Oficina promovida pelo ASMETRO-SI.

Na sequência, Rodrigo Ozanan apresentou a metodologia do ASMETRO-SI voltada à criação e qualificação de indicadores de Lucro Social, que serviu de base para a dinâmica de trabalho em grupos. Os participantes foram organizados em quatro grupos, com o objetivo de construir, qualificar e preparar indicadores, que serão posteriormente apresentados e consolidados.

Composição dos Grupos de Trabalho:

Grupo 1: CMG (IM) Castagnino; EA Rosângela; CC (IM) Albuquerque; CC (EN) Nacaratti e EA Dayse

Grupo 2: CF (E) Magalde; EA Cíntia; CC (IM) Thiago Moraes e CF (IM) Adailton

Grupo 3: CC (EM) Costa; CF (IM) Cristiane Romão; CF Celso Lopes; 3º SG Muinz e CC (EM) Gil Teixeira

Grupo 4: EA Jonas; CMG (IM) Santana Ferreira; CF (EM) Póvoa; CF (T) Márcia e CC (EN) Rafael Campos

Os resultados obtidos pelos grupos serão sistematizados, disponibilizados e debatidos com os participantes, com vistas à consolidação e apresentação do Lucro Social gerado pelas atividades da DGDNTM.

Diretoria Executiva do ASMETRO-SI 29/1/2026

Lucro Social em foco: Tem início a 10ª OLS na DGDNTM/Marinha :  https://asmetro.org.br/portalsn/2026/01/28/lucro-social-em-foco-tem-inicio-a-10a-ols-na-dgdntm-marinha/


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui