Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) publica PTD/2025-2027 com foco em biometria federal, assinatura eletrônica e interoperabilidade de dados

0
79
@reprodução internet

Plano estabelece metas, prazos e diretrizes para fortalecer a segurança da identidade digital, modernizar serviços públicos e ampliar a integração entre bases governamentais

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) publicou o Plano de Transformação Digital (PTD) para o ciclo 2025-2027, que define metas e prazos para a implantação de infraestruturas críticas do Estado focadas na validação de documentos de saúde, biometria federal e segurança da identidade digital.

Pactuado com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o PTD ITI 2025–2027 tem por objetivo modernizar a oferta de serviços digitais, reduzir custos operacionais e ampliar a interoperabilidade entre bases de dados do governo. O plano estabelece, ainda, diretrizes para o uso responsável e ético de automação e inteligência artificial (IA), integradas a uma estratégia ampla de inovação, governança digital e segurança da informação.

Para o diretor-presidente do ITI, Enylson Camolesi, o plano reforça o papel da autarquia na segurança pública e digital. O PTD não é apenas um cronograma de tarefas, é o compromisso do ITI em prover a infraestrutura de confiança necessária para o Estado. Nosso foco estratégico é ofertar serviços digitais simples, ágeis, seguros e alinhados às necessidades do cidadão e ao uso ético da tecnologia”, afirma.

Entre as entregas pactuadas, destaca-se a implementação do Serviço Biométrico Federal (SBF), incluindo a gestão operacional e a coordenação do tratamento de divergências, com implantação estruturada por fases. Na prática, a iniciativa reforça o uso da biometria como elemento de confiança para mitigar inconsistências e reduzir riscos de fraude em serviços públicos.

No eixo de interoperabilidade, está prevista a integração com a base do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, como parte da estratégia de automação de verificações e redução de etapas manuais no processo de cadastro de Agentes de Registro da ICP-Brasil.

Na agenda de saúde digital, o plano contempla a disponibilização e validação de assinatura eletrônica em parceria com o Ministério da Saúde para apoiar a validação de documentos médicos (como receitas, atestados e pedidos de exames), com evolução gradual e ampliação progressiva do uso no ecossistema de serviços públicos digitais.

O PTD ITI 2025-2027 é formalizado por meio do Documento Diretivo e do Anexo de Entregas, com metas, prazos, áreas responsáveis e indicadores do ciclo.

Para mais informações, acesse o Plano de Transformação Digital 2025-2027 do ITI.

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos 16/2/2026

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui