Dados não são dados. Ou seja, não caem do céu, prontos e perfeitos para quem os consome.
São o resultado, por vezes, de longos processos de construção que envolvem várias decisões metodológicas. Além disso, o consumo dos dados não é imediato. Quem lê ou analisa os dados precisa também estar capacitado para compreendê-los.
Mesmo pesquisadores experimentados podem cair nas diversas armadilhas que uma nova e desconhecida base de dados geralmente apresenta.
Nunca houve tantos dados disponíveis. E nunca houve, portanto, tantos problemas na sua interpretação. Chamamos este livro de “Guia” justamente por pretendemos que o livro mostre rumos, sugira roteiros, aponte perigos e indique atalhos.
A criação de um material didático como este foi um projeto que entusiasmou os editores e os 11 especialistas que assinam os oito capítulos deste Guia.
Além da excelência acadêmica de cada um, registre-se a generosidade de cada autor em ajudar no esclarecimento de conceitos que são muitas vezes citados, mas mal compreendidos, no debate público.
Autores: Shikida, Claudio D. – Monasterio, Leonardo e Nery, Pedro Fernando
Acesse a íntegra do livro>>> Guia BR de Análise de Dados
http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6039 – Editora: Escola Nacional de Administração Pública (Enap) @ disponível na internet 28/02/2023