“Programa Regional de Desenvolvimento da Infraestrutura da Qualidade (ProdIQ), do Inmetro”

2
448
@reprodução Inmetro

CONHECENDO A CGCRE/INMETRO – Parte 4

No último mês de agosto representantes da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) e da Diretoria de Metrologia Científica (Dimci), ambas do Inmetro, participaram de visitas à Universidade do Estado do Piauí (UESPI) e à Universidade Estadual do Amazonas (UEA) para conhecer as suas infraestruturas laboratoriais, dando início à implementação do Programa Regional de Desenvolvimento da Infraestrutura da Qualidade (ProdIQ), do Inmetro instituído pela Portaria Inmetro nº 390, de 31 de agosto de 2023, que foi lançado no seminário “A Qualidade e as Práticas de Sustentabilidade” que ocorreu em Manaus/AM, no mesmo mês. Na ocasião, foram assinados o Protocolo de Intenções nº 007/2023 celebrado entre o Inmetro e as 2 (duas) Universidades.

Nos próximos dias 9 e 10 de outubro a Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro receberá representantes das seguintes Instituições: Instituto de Pesos e Medidas/AM, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) e Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA), para conhecer os seguintes laboratórios da Dimci: Laboratório de Análise Inorgânica (Labin), Laboratório de Metrologia em Energia Elétrica (Lamel), Laboratório de Metrologia em Alta Tensão (Lamat), Laboratório de Microscopia (Labmi), Laboratório de Análise de Superfície (Lafes), e Laboratório de Radiometria e Fotometria (Laraf) – com conexão aos Painéis Solares.

A visita ao Inmetro e aos seus laboratórios fazem parte da implementação do ProdIQ, tendo como principais objetivos confirmar o compromisso firmado no Protocolo de Intenções nº 007/2023, assinaturas do Plano de Trabalho descrito neste Protocolo de Intenções, elaborar um cronograma operacional de trabalho, bem como implementar os processos de acreditação dos laboratórios de ensaio da UEA e da UESPI.

@reprodução inmetro

Esperamos que a visita também motive o ITPS e a FUEA para que também possam celebrar com o Inmetro, brevemente, as assinaturas dos necessários Protocolos de Intenções.

Também faz parte do ProdIQ, a fomentação quanto à formação de profissionais nas áreas de metrologia e qualidade das regiões Norte e Nordeste do país. Para tanto, no período de 9 à 27 desse mês a Dimci ministrará no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Inmetro um curso referente à ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 (Avaliação dos requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração), com carga horária total de 30 (trinta) horas, no qual se encontram inscritos representantes da UEA e da UESPI.

Mais algumas iniciativas do Inmetro para promover ações quanto ao desenvolvimento econômico e industrial das regiões Norte e Nordeste do país.

Elaboração: Equipe Cgcre/Inmetro (outubro/2023).

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns meu amigo Barradas, abriu as portas da Cgcre e do INMETRO, para os IPEMS e para Universidades , isso vai enriquecer a oesquisa e a criação de novos laboratórios.
    Barradas você esta fazendo a diferença.
    O caminho é esse meu amigo, estou orgulhoso com essas mudanças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui