Governo federal assina acordos com servidores de Ipea e IBGE

0
2503

O governo federal firmou dois novos acordos resultantes das mesas de negociação. Desta vez, os termos beneficiam os servidores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com isso, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) já alcançou a marca de 27 acordos assinados, sendo 25 deles oriundos de negociações específicas e dois da Mesa Central.

Os acordos preveêm que os ganhos acumulados pelos estatutários entre 2023 e 2026 devem cobrir toda a inflação prevista para o atual governo e recuperar parte das perdas salariais de gestões anteriores.

Para o Ipea, o acordo prevê a ampliação da tabela remuneratória do cargo de técnico de planejamento e pesquisa, que passa de 13 para 20 padrões. Além disso, os servidores dos Planos de Carreiras e Cargos de nível superior e intermediário também serão contemplados.

Já o acordo com o IBGE reestrutura as carreiras de Pesquisa em Informações Geográficas e Estatísticas; Produção e Análise de Informações Geográficas e Estatísticas; Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas; Suporte Técnico em Produção e Análise de Informações Geográficas e Estatísticas; Suporte em Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas; e cargos de níveis superior e intermediário.

Uma novidade do acordo do IBGE é a introdução de uma tabela única com 20 níveis e quatro classes para todos os cargos, tanto de nível superior quanto intermediário, sem perda no salário de entrada.

Crédito: Gustavo Silva / EXTRA – @ disponível na internet 26/7/2024


 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui