O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) lançou processo seletivo de movimentação para os perfis desejáveis de servidores públicos federais efetivos do Poder Executivo ou empregados públicos.
A seleção visa a composição da força de trabalho da Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf) do Instituto, com oportunidades para níveis superior e intermediário.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 10/01/2025.
Oportunidade de atuação em ações estratégicas para a melhoria da infraestrutura da qualidade
Os selecionados terão a oportunidade de contribuir com ações estratégicas no âmbito da infraestrutura da qualidade, atendendo a demandas prioritárias do Brasil. Essas ações visam melhorar o ambiente de negócios, aumentar a competitividade da indústria nacional e apoiar o setor produtivo.
Outro ponto atrativo do processo seletivo é a possibilidade de teletrabalho, que poderá ser concedido após o período inicial de exercício presencial de seis meses.
Durante essa etapa, o servidor deverá atuar em Xerém (Duque de Caxias-RJ) ou Brasília (DF), conforme a Instrução Normativa Conjunta SEGES-SGP-SRT/MGI nº 21, de 16 de julho de 2024, que orienta o Programa de Gestão e Desempenho nos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal – Sipec e do Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal – Siorg.
Das vagas
O processo seletivo aberto pelo Inmetro oferece, inicialmente, 35 vagas distribuídas entre os níveis superior e intermediário.
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, ressaltou: “Serão até 150 vagas ao final, distribuídas igualmente entre as três oportunidades. Essa estrutura permitirá ao instituto aprimorar sua capacidade de atuação e fortalecer a governança nas áreas essenciais para o desenvolvimento da infraestrutura da qualidade no Brasil”.
Para o nível superior, estão disponíveis 15 vagas na área de Regulamentação e Avaliação da Conformidade e 10 vagas em Regulamentação – Vigilância de Mercado. Já para o nível intermediário, há 10 vagas no Núcleo de Segurança de Produtos. Dentre outros critérios descritos no edital, é desejável que os candidatos tenham disponibilidade para viagens eventuais.
Processo seletivo
A seleção inclui as etapas de análise curricular e entrevista. O currículo será avaliado exclusivamente pela plataforma Currículo e Oportunidades (https://www.gov.br/servidor/pt-br/central-de-conteudo/oportunidades/divulgacao), considerando as qualificações técnicas indicadas e o atendimento aos requisitos.
Na entrevista, serão analisados o conhecimento técnico e o perfil profissional compatíveis com as funções.
Os interessados devem ler atentamente o edital e verificar a comprovação de requisitos, além de estar cientes de eventuais alterações nas gratificações em razão da movimentação.
Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/ inmetro-abre-vagas-em-processo-seletivo-para-composicao-da-forca-de-trabalho-por-servidores-publicos-federais-efetivos-e-empregados-publicos – 21/12/2024
E como ficam os aprovados e cadastro reserva feitos recentemente em concurso? Se existe essa deficiência, precisa ser chamado também o cadastro reserva.
Estou tentando encarar positivamente esta chamada do inmetro como uma demonstração da necessidade de mão de obra. Mas no fundo estou bastante preocupado em eles preencherem as vacâncias desprevenido servidores de outros órgãos em vez de utilizar o cadastro reserva do concurso. Que Deus nos ajude!
O Inmetro abre vagas de processo seletivo que deveria está incluída no concurso que ocorreu este ano… vários aprovados não tiveram na primeira fase não tiveram suas redações corrigida por causa do limite de vagas irrisórias proposta pelo órgão , mesmo sabendo da defasagem de mão de obra, haja visto este processo seletivo para 150 vagas… um verdadeiro absurdo … paga se uma licitação , concurso nacional para não aproveitar de forma real o número necessário de possíveis servidores para adentrar ao órgão …