Rodrigo Pacheco pode assumir o Ministério da Indústria e Comércio (MDIC) após sua presidência no Senado.
A mudança visa estreitar laços entre o governo Lula e o empresariado mineiro, ligado ao bolsonarismo.
Pacheco ajudaria a criar uma base de apoio para Lula no segundo maior colégio eleitoral do Brasil. As alterações ministeriais devem ocorrer após as eleições das mesas diretoras da Câmara e do Senado. Até o momento, não houve convite ou sondagem formal de Lula a Pacheco sobre a nova função.
Uma possível transferência de Rodrigo Pacheco da presidência do Senado para o Ministério da Indústria e Comércio (MDIC), atualmente liderado por Geraldo Alckmin, é considerada uma estratégia para estreitar laços entre o governo Lula e o empresariado mineiro, que tem vínculos com o bolsonarismo.
A expectativa é que, ao aceitar um convite para a pasta, Pacheco possa facilitar a reconciliação do governo com esse setor, ajudando a consolidar uma base de apoio em Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do Brasil.
As mudanças ministeriais no governo Lula devem ocorrer após as eleições das mesas diretoras da Câmara e do Senado, com foco nas eleições de 2026.
Durante a última reunião ministerial, o presidente enviou um alerta aos ministros alinhados ao centro e centro-direita, pedindo que decidam se continuarão a apoiar seu governo. Essa movimentação é vista como crucial para fortalecer a base política do petista.
Fonte: https://www.portaltela.com/politica/governo/2025/01/22/pacheco-pode-assumir-o-mdic-e-fortalecer-lacos-de-lula-com-empresarios-mineiros 23/1/2025