Início Destaques Mesa Nacional de Negociação será retomada hoje

Mesa Nacional de Negociação será retomada hoje

2
356
@reprodução sinasefe

MNNP será retomada nessa quinta, 20, às 14h. Confira o que estará em pauta

Reunião acontece no anexo do Bloco F, no CNAS. Com proposta única, bancada sindical vai cobrar esclarecimentos também sobre atraso na votação da LOA 2025 que impede pagamento de reajustes dos servidores. Veja a pauta completa a seguir
 

A Condsef/Fenadsef participa nessa quinta-feira, 20, às 14h, da reunião que retoma a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). A bancada sindical apresentou uma proposta única que foi protocolada no dia 31 de janeiro e reúne o conjunto do funcionalismo. Fonasefe, Fonacate e centrais sindicais assinam o documento que traz sete itens prioritários. 

A reunião acontece no anexo do Bloco F do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Uma vigília deve acontecer durante o encontro onde a bancada sindical também vai cobrar esclarecimentos dos representantes do governo sobre o atraso na votação da lei orçamentária (LOA 2025).

Enquanto a LOA 2025 não é aprovada pelo Congresso Nacional, o pagamento de reajustes negociados com os servidores federais segue impedido. Apesar da retroatividade estar assegurada a partir de janeiro deste ano, a maior parte da categoria, que já amargou um congelamento salarial ao longo de seis anos, tem urgência.

O que mais estará em pauta?

A regulamentação da Convenção 151, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que estabelece o direito à negociação coletiva, incluindo data base, direito de greve, liberação para mandato classista, com regras de conciliação, mediação e arbitragem na solução de conflitos inaugura a lista de prioridades. Na sequência os servidores listam a participação nas discussões da reforma administrativa. “Somos contra a apresentação de qualquer reforma que não seja discutida com as entidades”, destaca o documento.

O cumprimento, na íntegra, de todos os acordos assinados com o governo e a equiparação dos benefícios para os servidores dos Três Poderes, com valores a serem atualizados anualmente, também estão na lista de prioridades protocoladas no MGI.

A bancada sindical incluiu ainda a reivindicação para que o governo assuma o compromisso para contratar novos servidores exclusivamente via Regime Jurídico Único (RJU). Outra preocupação que será levada para a MNNP está na busca por renegociação de consignados de servidores endividados através do programa “Desenrola”, e para os atingidos pelas tragédias no Rio Grande do Sul. 

A Política de Saúde e Atenção do Trabalhador também ganhou destaque na pauta. A bancada sindical quer que o governo retome discussões sobre Saúde do Trabalhador e a importância do PASS e do SIASS; o combate ao assédio moral, discriminações e debata uma política de saúde mental com perícias mais humanizadas, além da garantia de condições de trabalho adequadas e qualidade de vida. 

A pauta ainda inclui novas reivindicações e o reforço de pontos já apresentados, mas que ainda não avançaram. Entre eles está a reivindicação pelo fim da Contribuição Previdenciária de aposentados e pensionistas, além da revogação de uma série de atos administrativos que prejudicam servidores. 

>> Confira aqui a íntegra da pauta unificada da bancada sindical que será debatida na MNNP

Condsef/Fenadsef 20/2/2025

2 COMENTÁRIOS

  1. Prezados.

    Temos visto no noticiário que diversas emendas estão sendo propostas para melhorar a remuneração de diversas categorias, como a dos servidores da Receita e do Ministério do Trabalho. Na “Nota do ASMETRO-SI sobre o Projeto de Lei de Reajuste Salarial para Servidores Públicos”, foi informado que “o sindicato irá propor emendas ao Projeto de Lei por meio de parlamentares aliados.” com o objetivo de “melhorar as tabelas salariais definidas no Acordo nº 34, buscando a equiparação com as carreiras das agências reguladoras”. Vocês poderiam informar aos associados, por gentileza, se tais emendas foram apresentadas aos parlamentares aliados? Se sim, elas foram apresentadas ao projeto de lei? Obrigado! Seguem os links da matéria e do comunicado: “https://www.jota.info/legislativo/reajuste-dos-servidores-mp-recebeu-mais-de-500-emendas” e “https://asmetro.org.br/portalsn/2024/11/09/nota-do-asmetro-si-sobre-o-projeto-de-lei-de-reajuste-salarial-para-servidores-publicos/”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui