MPOG autoriza 70 nomeações para o INPI. E as 35 do Inmetro?

0
1679

Os 35 aprovados no concurso do Inmetro continuam na expectativa de suas nomeações (leia abaixo o inteiro teor do Oficio 44 do ASMETRO-SN e os recados do Mural)

O ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Dyogo Oliveira, autorizou hoje (23), pela Portaria nº 357 do Diário Oficial da União, a nomeação de 70 candidatos aprovados em concurso público realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), autorizado em 2014.  As novas convocações destinam-se ao preenchimento de 40 cargos de tecnologista e 30 de pesquisador em Propriedade Industrial.

Com esta nomeação, o governo pretende assegurar maior agilidade aos processos de concessão de registros de marcas e de patentes e, desta forma, garantir melhor atendimento ao setor.

As nomeações deverão ocorrer a partir de dezembro de 2016 com o aproveitamento do saldo remanescente das autorizações para provimento de cargos previstas na Lei Orçamentária Anual de 2015.

A responsabilidade pela verificação prévia das condições para a nomeação dos candidatos aprovados será do presidente do INPI, a quem caberá baixar as normas e atos administrativos referentes à entrada em exercício dos novos servidores.

MPOG 24/11/2016

Duque de Caxias, 05 de outubro de 2016.

044-2016-OF-ASMETRO-PR.

Ao Senhor Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Dr. Marcos Pereira

Assuntos: Nomeação dos 35 aprovados no último concurso público e audiência para apresentação os resultados obtidos na III Oficina de Lucro Social, do Inmetro, Suframa e INPI, que compõe este MDIC.. 

Senhor Ministro,

O Sindicato Nacional dos Servidores de Metrologia, Normalização e Qualidade, entidade de representação sindical de 1° grau da categoria profissional dos servidores das Carreiras e Cargos do Inmetro e da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade e tem em seus quadros associativos 94% dos servidores da instituição, vem externar a V.Sa.  preocupação com a nossa instituição, tendo como foco principal os fatos abaixo descritos:

1.    Tempo de “formação” de novos servidores –  como já é sabido, a formação de um servidor público dá-se ao longo de anos e, devido a  especificidade e complexidade das atividades desempenhadas por nosso instituto, este tempo tende a ser maior. A interação entre servidores mais antigos e egressos de concursos mais recentes tenderiam, nos mostra a experiência, a diminuir este “tempo de maturação”;

2.     Perda de “expertise” em função da aposentadoria de nossos servidores – o número servidores egressos nos últimos 6 anos é menor se comparado ao o número de servidores que se aposentaram no mesmo período. Nos últimos 6 anos nossa instituição perdeu, em função de aposentadoria,  mais de 300 servidores, enquanto o número de empossados não superou 200. Caso não sejam realizados novos concursos nos próximos 5 anos, os quase 1000 servidores ativos poderão ser reduzidos a menos de 600, uma vez que cerca de 42% dos servidores estarão aptos a se aposentar. (dados corroborados pelo INMETRO).

3.    Risco descontinuidade na execução de atividades inerentes a servidores públicos

Como resultados dos itens 1 e 2, o ASMETRO-SN teme que processos cujas ações são exclusivas de servidores públicos sejam interrompidos ou descontinuados.

Assumindo que uma instituição se faz preferencialmente com mão de obra altamente qualificada e em numero necessário para o satisfatório desempenho de suas funções, constatamos aqui um potencial ponto de fragilidade. Consubstanciando nossa análise, lembramos que do último concurso realizado em 2015, dos 80 novos servidores aprovados apenas 45 foram nomeados, restando ainda 35.

Desta forma, pedimos a V.Sa. que interceda junto ao MPOG para a nomeação dos 35 aprovados no último concurso público e a abertura de novos concursos.

Tal pedido fundamenta-se na urgência na tomada de ação: o prazo para nomeação dos servidores provados no último concurso termina no início de 2017.

Por oportuno, gostaríamos de agendar uma audiência, em data e horário de vossa conveniência, para que possamos apresentar-lhe os resultados obtidos na III Oficina de Lucro Social, do Inmetro, Suframa e INPI, que compõe este MDIC.

Respeitosamente,

Rodrigo Otávio Ozanan de Oliveira – Presidente do ASMETRO – SN

Sérgio Ballerini – Secretário Geral do ASMETRO – SN

 

737 Recados em 174 páginas (com 217617 visitas) [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10

 

2016-11-23 10:56:20
Antonio Luiz Verissimo de Goiânia escreveu: 1737
Se quiser teremos uma boa notícia em breve Bruno. Seria um ótimo presente de Natal.

 

2016-11-23 09:40:03
Bruno Gambini escreveu: 1736
É o que penso Antônio. Está havendo uma movimentação nas autorizações de provimento desde setembro. E a justificativa é “utilização de saldos remanescentes para provimento da LOA 2015”, caso em que o INMETRO se enquadra. Espero até o fim do ano termos boas novidades.

 

2016-11-23 06:49:36
Antonio Luiz Verissimo de Goiânia escreveu: 1735
Eis que surge uma luz no fim do túnel. Hoje, 23/11/2016 foi publicada a Portaria nº 357 do Ministério do Planejamento que autoriza a nomeação de 70 candidatos aprovados no INPI -Instituto Nacional da Propriedade Industrial, entidade vinculada ao Ministério da Indústria e Comércio e Serviços, assim como o INMETRO. Pelo menos as autorizações estão saindo, que sabe o nosso não será um dos próximos.

 

2016-11-20 22:02:44
Erasmo Flavio Moreno Martins de Rio de Janeiro escreveu: 1734
Atenção concursados. Sou aposentado, porém interessado na continuidade do Inmetro, onde trabalhei por 32 anos.
Pelo que vocês comentam aqui no mural, devo dizer que,realmente, o Inmetro não é importante para o governo. Ninguém responde nada porque já devem saber de alguma coisa que não sabemos; ninguém gosta de dar notícia ruim. A única saída é vocês formarem uma comissão e pedirem audiência ao presidente do Inmetro.

 

2016-11-17 11:13:59
Antonio Luiz Verissimo de Goiânia escreveu: 1733
Conforme Portarias nº 344 e 345 o Ministério do Planejamento autorizou mais nomeações. Desta vez os contemplados foram a ANAC e o MAPA. A autorização do MAPA foi em função de uma decisão judicial. Definitivamente, parece que o INMETRO não é prioridade para o Governo Federal.

 

2016-11-16 15:01:10
Bruno Gambini escreveu: 1732
E na última segunda, MPOG autorizou provimento de 60 vagas para ANAC. IBGE, INSS, ANP, ANAC…só falta o INMETRO!!!

 

2016-11-16 10:57:01
Alessandra Weyandt de Rio de Janeiro escreveu: 1731
Prezados Patrícia e Bruno,

Concordo que há muitas perguntas sem resposta e, que as informações que recebemos até agora, parecem ser informações “padrão”.
Qual a melhor forma de nos comunicarmos? Vocês estão na grupo dos aprovados do concurso Inmetro do Facebook?

 

2016-11-16 06:31:44
Bruno Targino Gambini de Brasil escreveu: 1730
A resposta dada pelo MPOG, via e-sic, foi uma resposta padrão, como muitos já receberam, ao utilizar o sistema de pedido de informações. Ao menos, foi uma resposta. Mas não acrescentou nada novo.

O que é surpreendente é ver que o IBGE consegue autorização pra prover 600 vagas, o INSS 150, a ANP 34, todos concursos mais recentes que o nosso, e o INMETRO não consegue…

No site do MPOG consta, inclusive, que eles foram autorizados em virtude de haver “saldos previstos na LOA 2015”. Ora, o concurso do INMETRO foi homologado em 2015, seu provimento não está previsto na LOA?

São muitas perguntas, sem resposta. E, esses pontos, o MPOG não se manifesta. A única explicação para tal demora, ao menos me parece, é que o INMETRO não é orgão prioritário para o Governo. Algo que refuto totalmente.

 

2016-11-14 07:34:04
Fabiane M L Araujo escreveu: 1729
Bom dia a todos. Alessandra, obrigada pelas informações. É esse tipo de atitude que gostariamos de ver nas entidades responsáveis por esse processo. O INMETRO tem a obrigação de informar como está essa “priorização” junto ao ministério. Já o ASMETRO tem o dever de cobrar esse posicionamento do INMETRO.

 

2016-11-12 11:46:05
Alessandra Weyandt de Rio de Janeiro escreveu: 1728
Colegas aprovados no concurso.
Fiz uma consulta junto ao Serviço de Informação ao Cidadão, sobre a situação da nossa nomeação.
Segue resposta
Senhora Alessandra, O Serviço de Informações ao Cidadão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão agradece o seu contato. Em atenção à sua solicitação, informamos que o processo SEI nº 03000.202799/2015-50 trata da solicitação de provimentos dos cargos para o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO. A respeito da previsão para autorização do provimento dos 35 cargos restantes, informamos que não existe prazo pré-definido para a análise e as prioridades do serviço público federal. Cabe ao MP avaliar as prioridades de toda a Administração Pública Federal, autorizando paulatinamente a realização de concursos públicos e/ou de provimentos, conforme as necessidades e prioridades identificadas. Ressaltamos contudo que os candidatos aprovados dentro do número de vagas previstas no edital serão nomeados ao longo do prazo de validade do concurso público, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal firmado no Recurso Extraordinário nº 598.099/MS, disponível no endereço eletrônico www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/re598099GM.pdf .
Registramos que os provimentos de cargos são autorizados por meio de Portarias Ministeriais, deste Ministério do Planejamento, publicadas no Diário Oficial da União e na seção “Concurso disponível na página principal do sítio eletrônico do MP www.planejamento.gov.br e que dúvidas frequentes sobre concursos públicos estão disponíveis para consulta no seguinte link http://www.planejamento.gov.br/editoria.asp?p=editoria&index=62&ler=s1202 . Adicionalmente, informamos que é possível acompanhar o histórico do processo e documentos da Administração Pública Federal por meio do endereço eletrônico https://protocolointegrado.gov.br/Protocolo/ . O Protocolo Integrado é um sistema de integração de informações de processos e documentos da Administração Pública Federal. Ele tem a função de ser um canal de comunicação com a população para consulta à tramitação de processos e documentos. Atenciosamente,
Responsável pela resposta: Coordenação-Geral de Carreiras, Concursos e Desenvolvimento
1737 Recados em 174 páginas (com 217618 visitas)  1 [2] 3 4 5 6 7 8 9 10

 

2016-11-11 09:31:23
Alexandre Santos escreveu: 1727
Prezado Erasmo,

Obrigado pela manifestação de apoio aos aprovados no concurso, que foram excluídos da nomeação de junho deste ano, suas palavras retratam o nosso pensamento, deveria haver posicionamento por parte do órgão e seus comandantes.

 

2016-11-10 21:01:30
Erasmo Flavio Moreno Martins de Rio de Janeiro escreveu: 1726
Alguns podem dizer que eu não tenho nada que me meter no assunto que vou comentar, mas o fato é que fico muito triste de ver a instituição em que trabalhei muitos anos, simplesmente ignorar a angústia dos concursados que aqui se manifestam. Sei que a responsabilidade não é do sindicato, mas faz parte de sua missão lutar pelo direito dessas pessoas .Afinal, só não são funcionários porque ainda não foram nomeados, mas fizeram jus a isso. Pressão junto ao presidente do Inmetro para que se posicione, é isso que peço.

 

2016-11-10 13:10:13
Fabiane M L Araujo escreveu: 1725
O que esta faltando é vontade!!! Tanto por parte do INMETRO quanto por parte do ASMETRO!!!

 

2016-11-09 16:26:22
Alexandre Santos escreveu: 1724
Senhores,
Esta semana o INSS, em concurso realizado UM ANO após o do Inmetro recebeu autorização para nomear mais de 100 aprovados, ANP também nomeou 34 pendentes, sem falar no IBGE, 600 nomeações, não é possível que todos os órgãos estejam conseguindo nomeações e o Inmetro nem ao menos nos direcione com alguma perspectiva para que possamos organizar nossas vidas, mesmo que seja um cenário negativo, por respeito aos candidatos que acreditaram, investiram e simplesmente são tratados com indiferença e desinteresse !

 

2016-11-08 16:35:34
Márcio Vieira de Rio de Janeiro escreveu: 1723
Após IBGE, mais aprovados são chamados .. … e o INMETRO NADA …
agora foi a vez do INSS e FSDDSJS.A questão é: O INMETRO QUE OU NÃO QUER OS APROVADOS???

PRECISA OU NÃO ??

Parece que INMETRO não ta nem ai … e a ASMETRO tb não ta nem ai…

Não vejo ação nenhuma.. .

Qual será o próximo passo de vocês ASMETRO???? O QUE TEM FEITO POR NÓS, os 35 APROVADOS??

Qual o retorno que temos dessas idas e vindas da ASMETRO à Brasilia?

ESTAMOS ABANDONADOS …

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!