Sistema Unimed e hospitais firmam acordo que protege usuário da cooperativa carioca.

2
833

Termo de compromisso garante atendimento por, ao menos, mais três meses.

Os 800 mil clientes da Unimed-Rio em todo o Brasil podem dormir mais tranquilos hoje. Finalmente o Sistema Unimed e os hospitais assinaram o Termo de Compromisso, conforme antecipou o blog do colunista Ancelmo Góis (leia abaixo) , que garante o atendimento aos beneficiários da cooperativa e dá mais tempo para que a negociação das dívidas da operadora que tem um passivo de R$ 1, 9 bilhão. Segundo fontes, o acordo garantiria o atendimento por, ao menos, mais três meses.

O acordo vem sendo costurado há meses e foi assinado após uma reunião que durou quase oito horas, na sede da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), na Glória, no Rio de Janeiro. A rede de prestadores hospitalares – representada pelo Sindicato dos Hospitais e Clínicas do rio de Janeiro (SINDHRIO), pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Rio de Janeiro (FEHERJ) e pela Associação de Hospitais do Rio de Janeiro (AHERJ) – comprometeu-se a manter o atendimento aos consumidores. A Unimed-Rio por sua vez reafirmou seu compromisso de adotar providências voltadas para seu reequilíbrio econômico-financeiro. Os direitos dos seus consumidores também ficam resguardados, segundo o acordo, pela atuação do Sistema Unimed.

— Estamos mais confiantes com a celebração deste acordo. É uma prova de que os órgãos públicos, o Sistema Unimed e nossos parceiros de setor de saúde acreditam na viabilidade da Unimed-Rio e estão comprometidos com a recuperação da cooperativa. O desafio continua sendo grande, mas este foi um passo fundamental para virarmos esse jogo — explica Romeu Scofano, presidente da Unimed-Rio.

Assinam o termo também a ANS, o Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública.

Crédito: Jornal O Globo – disponível na web 25/11/2016

 

Coluna do Ancelmo Gois do O Globo do dia 24/11/2016

Unimed-Rio tem 90 dias para se recuperar ou fechar as portas

O termo de compromisso que pode salvar ou dar fim à Unimed-Rio, que vive a pior crise financeira de sua história e acumula um prejuízo de R$ 2,8 bilhões, foi assinado, hoje, na sede da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Rio. Segundo o acordo, a Unimed-Rio tem 90 dias para promover ajustes econômico-financeiros e se recuperar. Se não conseguir, ela terá que, ao final deste período, transferir seus beneficiários para outra operadora de planos de saúde.

Assinam o termo representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Unimed-Rio, da Central Nacional Unimed, da Unimed Seguros e do Sindicato dos Hospitais do Rio..

 

 

2 Comentários

  1. Concordo com o Thomas em gênero, numero e grau. Não entendo o descaso da direção da Asmetro em abrir uma pagina na web (informativo especifico) para manter informado o quadro de associados sobre como andam as tratativas com os diversos interlocutores do caso Unimed e a relação atual de hospitais credenciados e laboratorios de acordo com o tipo de Plano

  2. A situação requer um(a) orientação/informativo constante por parte da ASMETRO. O problema são os laboratórios de exames. SERGIO FRANCO cancelou em Laranjeiras e Largo do Machado, e possívelmente outros. Laranjeiras passou a ser LAFELAB, que tbm cancelou o atendimento da UNIMED umas 2 semanas atrás (o que informei a ASMETRO 10 dias atrás, até hoje sem resposta), enquanto o SAC da UNIMED. Informa que LAFELAB continua atendendo, o que não é verdade.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!