O presidente Michel Temer chegou nesta quarta-feira (30) à China para a visita de Estado que fará ao país. Temer também participará da 9ª Cúpula do Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A agenda prevista para esta quinta (31) prevê encontros com quatro empresários.
Durante os próximos dias, o presidente aproveitará a viagem para se reunir com empresários e divulgar o pacote de concessões e privatizações anunciado na semana passada.
Ao todo, foram anunciados 57 ativos, entre os quais a Casa da Moeda e a Eletrobras, além de portos, aeroportos, rodovias e linhas de transmissão de energia.
Esta é a segunda viagem de Temer à China desde que ele assumiu o Palácio do Planalto.
Em agosto do ano passado, logo após o Senado aprovar o impeachment de Dilma Rousseff, o presidente embarcou para o país para participar da cúpula do G20, grupo que reúne as 20 principais economias do mundo.
Visita de Estado
A primeira parte da viagem de Temer à China será em Pequim. Na cidade, ele se reunirá com o presidente, Xi Jinping, e com o primeiro-ministro, Li Keqiang.
Segundo o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, durante a viagem, Temer tentará ampliar a diversidade das exportações do Brasil para a China e buscará novos investimentos, especialmente na área de infraestrutura.
“Defesa do multilateralismo, resistência ao protecionismo e combate ao aquecimento global” também estão entre os temas a serem discutidos pelo presidente durante a visita de Estado.
Segundo Parola, está prevista a assinatura de acordos bilaterais entre Brasil e China em áreas como infraestrutura, saúde, cultura e tecnologia.
No próximo sábado (2), Temer discursará no Seminário Empresarial Brasil-China, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Segundo o governo, participarão do seminário empresários chineses que “já investem ou têm interesse em investir no Brasil”.
Brics
Temer viajará para Xiamen no domingo (3), para a cúpula do Brics. O encontro se estenderá até 5 de setembro. Ao final da cúpula, o presidente retornará ao Brasil.
De acordo com a presidência, no encontro, Temer tentará intensificar o “engajamento” das atividades do Novo Banco de Desenvolvimento, criado em 2014 e operado pelos países do Brics. A intenção também é reforçar o pacote de concessões e privatizações.
Crédito: Portal do G1 – disponível na internet 31/08/2017
Temer destaca “crença absoluta” dos investidores chineses no Brasil >>> http://www2.planalto.gov.br/acompanhe-planalto/noticias/2017/08/temer-destaca-crenca-absoluta-dos-investidores-chineses-no-brasil
Nota: O presidente do Inmetro, Professor Carlos Augusto de Azevedo e o Coordenação Geral de Articulação Internacional (Caint) Jorge Antônio da Paz Cruz participam da comitiva presidencial
Boa tarde
Essa não seria uma boa hora para o Presidente do INMETRO conversar com o Presidente Temer sobre a reestruturação da carreira do INMETRO.
Ats