“Não podemos levar para o mundo digital o labirinto criado pela burocracia no mundo real”, afirmou. “Por isso está havendo um esforço do Governo Federal para acelerar a transformação dos serviços públicos a partir de plataformas comuns para diversos órgãos diferentes”.
Um bom exemplo desse esforço é o Portal de Serviços, que reúne mais 1,6 mil serviços ofertados por diversos órgãos e entidades da administração pública federal por meio de um único acesso digital, sem necessidade de realizar novos cadastros ou decorar diversas senhas.
O representante do Ministério do Planejamento no fórum destacou, também, como se dá a relação da certificação digital com a Plataforma de Cidadania Digital, por meio do acesso digital único do cidadão e, consequentemente, dessa integração com o Documento Nacional de Identidade (DNI).
“Ao criar o DNI, um dos principais objetivos do Governo Federal foi tentar reduzir a fragmentação das informações, já que hoje existem documentos expedidos por órgãos estaduais, municipais, além de instituições particulares”, explicou.
O FÓRUM
O 16º Fórum de Certificação Digital (CertForum) reúne gestores dos setores público e privado, representantes da indústria e pesquisadores para debater o uso da certificação e compartilhar casos de sucesso.
Na solenidade de abertura, o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Gastão José de Oliveira Ramos, apresentou os avanços promovidos pelo governo no setor da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Entre os assuntos debatidos no evento estão o uso do certificado digital como ferramenta de segurança na educação, o projeto de inclusão de certificados digitais nas bombas de gasolina, a integração da certificação digital com internet das coisas (IOT), Blockchain e nuvem.
Ministério do Planejamento 06/07/2018