Pneus recauchutados para motocicletas, divergência no Inmetro.

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Servidores do Inmetro acusam o presidente da autarquia, Carlos Augusto Azevedo, de desrespeitar os regulamentos internos do órgão no debate para revogar a proibição de que empresas reformem pneus de motocicletas. Além disso, alertam que pareceres técnicos emitidos em 2009, 2012 e 2017 concluíram que pneus recauchutados não são seguros para uso nas vias públicas. A discussão foi exposta pelo Correio na edição do dia 07/08/2018.

A proposta de permitir o uso de pneus reciclados foi feita pelo Secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial, Igor Nogueira Calvet, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

imagem do Correio Braziliense disponível na internet

Conforme comunicação interna assinada por pesquisadores, analistas e assistentes da Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro, a proposta não cumpriu o rito legal estabelecido pela Portaria nº 252 de 2015, que determina que a área deve emitir parecer sobre o tema. O presidente do Inmetro encaminhou a matéria ao procurador-chefe da autarquia, que alertou para os vícios de origem.

O documento ainda mencionou que pareceres apresentados na Câmara temática de assuntos veiculares do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e por Notas Técnicas do Inmetro apontam os riscos graves à segurança dos usuários de motocicletas com possibilidade de acidentes fatais.

Crédito: Antônio Temóteo / artigo publicado dia 08/08/2018 no jornal Correio Braziliense – disponível na internet 10/08/2018

3 Comentários

  1. Pneu de moto remoldado ou reformado é totalmente seguro quando feito com ética e seguindo normas de segurança no exame das carcaças. O problema criado é que os grandes fabricantes de pneus novos estão perdendo para os reformados e remoldados,pois custam a metade do preço dos pneus novos. O que existe na verdade é um coluio,uma máfia,que envolve esses grandes empresários e os órgãos federais afim de tomar dinheiro dos reformadores e monopolizar a venda dos pneus dos ciclomotores,tirando assim o direito da livre concorrência e o emprego de milhares de cidadãos Brasileiros que trabalham no ramo de reformas.

    A questão não é a segurança,pois os pneus remoldados e/ou reformados atendem sim os requistos,a questão é financeira…

    Concordo com você Roberto,o setor de pneus remoldados/reformados para ciclomotores é bastante sólido e forte e isso afeta os donos das fabricantes de pneus novos. Por isso querem proibir,apenas por isso. No entanto os órgãos federais,no caso o INMETRO visa tirar o máximo de dinheiro de quem quer trabalhar honestamente.

  2. Isso não pode acontecer.
    Alguém tem que fazer alguma coisa sobre este absurdo, ainda mais neste momento em que o Inmetro está em evidência e indo de encontro a sua Política e a sua Missão que é a segurança do cidadão.

  3. Interessante, pois o pneu reformado de moto é usado a mas de 20 anos, os DETRANs, não tem índice de acidentes por causa de pneus (nem novos e nem reformados).
    Penso que neste a prática supera a teoria…

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