Presidente do Inmetro recebe prêmio internacional de metrologia legal

1
1284

O presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, foi agraciado, na última quinta-feira (11/10), com o prêmio CEEMS (Countries and Economies with Emerging Metrology Systems), oferecido pela Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML). O anúncio foi feito durante o 53º Encontro<http://hamburg.oiml.org/ciml.html> do Comitê Internacional de Metrologia Legal, que aconteceu entre os dias 9 e 12 de outubro em Hamburgo, na Alemanha.

A premiação, instituída em 2009, destina-se a reconhecer e a homenagear iniciativas inovadoras e de alto impacto para a metrologia legal em países em desenvolvimento. É a primeira vez que um brasileiro é contemplado.

A escolha do presidente do Inmetro é resultado da implementação das Unidades Básicas de Fiscalização Fluvial no Amazonas, que possibilitou que as atividades de fiscalização metrológica e de avaliação da conformidade chegassem de forma mais ágil e consistente a 61 municípios do Estado, muitos deles com acesso exclusivo por meio dos rios. “Prover metrologia legal significa garantir cidadania às populações ribeirinhas, combatendo a fraude e promovendo o justo comércio”, afirmou Azevedo.

A primeira UBFF<http://www.inmetro.gov.br/noticias/verNoticia.asp?seq_noticia=4126> foi inaugurada em junho de 2017 e conta com três laboratórios – de Pré-Medidos, de Saúde e de Cronotacógrafos – e um Telecentro. Em junho de 2018, foi inaugurada a segunda unidade<http://www.inmetro.gov.br/noticias/verNoticia.asp?seq_noticia=4360>, que, além das fiscalizações típicas dos órgãos delegados do Inmetro no âmbito da metrologia legal e da avaliação da conformidade, também é utilizada para desenvolvimento de pesquisa científica básica e aplicada em qualidade da água e alimentos.

O 54º Encontro do Comitê Internacional de Metrologia Legal acontecerá na Eslováquia, em 2019, e o presidente do Inmetro foi convidado a participar e apresentar a iniciativa vencedora do prêmio.

Fonte: Divisão de Comunicação Social (Dicom) do Inmetro 13/10/2018

1 Comentário

  1. Parabéns ao Professor Azevedo por essa iniciativa necessária e corajosa, parabéns pelo reconhecimento aos bons serviços prestados ao cidadão ribeirinho, amazonenses e até mesmo dos países vizinhos que verão na atuação das estações fluviais a elevação do patamar da qualidade de suas vidas, de suas cidadanias; espero e desejo que o projeto perdure, dê bons frutos e que sirva de exemplo para outros órgãos, até mesmo em nível de apoio e participação neste projeto. Parabéns professor Azevedo!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.