Governo confirma Susana L. R. Cordeiro Guerra, economista do Banco Mundial na presidência do IBGE

1
1903

O Ministério da Economia confirmou, nesta sexta-feira, que a nova presidente do IBGE será a economista do Banco Mundial Susana Cordeiro, de 37 anos. A escolha do nome para assumir o comando do instituto de pesquisas havia sido antecipado pelo colunista do O GLOBO Ancelmo Gois, em seu blog , no início do mês passado. Susana será a segunda mulher, em 83 anos de existência do IBGE, a ocupar o posto mais alto da instituição. Nesta manhã de sexta-feira, ela se encontrou com o ministro da pasta, Paulo Guedes, e com o atual presidente do instituto, Roberto Olinto, para uma primeira reunião de transição. Ainda não foi definida a data em que ela assumirá o cargo. 

Susana nasceu em São Francisco, nos EUA, onde realizou seus estudos acadêmicos, mas foi criada no Rio, onde vivem seus pais. Estudou na Escola Americana do Rio de Janeiro, tornou-se é PhDem ciência política pela Massachusetts Institute of Technology e fez mestrado em Harvard. É economista do Banco Mundial desde setembro de 2016.

Ela assumirá o IBGE em meio a uma crise de recursos que coloca o trabalho da instituição em risco . Desde 2008 o quadro teve baixa de 2,4 mil pessoas e, atualmente, 36% podem se aposentar. Não há perspectiva de reposição de pessoal. O atual presidente teme, que sem a realização de concurso público para repor posições, algo pleiteado desde 2017, a produção de estatísticas, incluindo o Censo 2020, seja prejudicada.

Susana é especialista nas áreas de reforma do estado, descentralização e fortalecimento da capacidade organizacional do setor público do Banco Mundial, trabalhou com governos na Ásia, África, e América Latina. No Brasil, como pesquisadora visitante, já esteve no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e na PUC-Rio.Tem uma série de publicações em assuntos como reforma do estado, descentralização fiscal e administrativa, educação, e fortalecimento da capacidade organizacional do setor público.

No anuário 2009-2010 da Fundação Estudar, do empresário Jorge Paulo Lemann, Susana é descrita como uma profissional que tem como norte de sua carreira a crença de que a educação tem potencial para desenvolver diversos setores da economia. Ainda de acordo com a publicação, Susana acredita que o “acesso ao crédito por pessoas jovens dá a elas o poder de escolha, aumenta a competição entre universidades e melhora a qualidade da educação superior dos países”.

Olinto, que é servidor do IBGE, foi convidado a assumir um cargo de assessoramento à nova presidente, que ainda será definido. Ele deve aceitar a proposta.

Site do IBGE Foto: Reprodução de O Globo

Crédito: Daiane Costa/O Globo – disponível na internet 09/02/2019

1 Comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!