20 de maio: Campus do Inmetro/Xerem – Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho

3
1997
No dia 11 de dezembro de 1973 foi publicada a Lei nº 5.966, que criou o então Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. Constituído para harmonizar os interesses do consumidor, da indústria e do País, o Inmetro passou por diversas mudanças ao longo de 45 anos de história. Tornou-se o maior complexo laboratorial de metrologia da América Latina e teve sua atuação estendida para áreas como a nanometrologia e a biotecnologia. Entrou na era da inovação, lidando com instrumentos de medição cada vez mais complexos, e passou a ter sua marca reconhecida como sinônimo de credibilidade e segurança, influenciando diretamente as decisões de compra do consumidor brasileiro. Também manteve estreita cooperação com órgãos internacionais, impulsionando a presença brasileira no comércio global. 
Em homenagem ao primeiro presidente da Instituição e idealizador do conjunto de instalações laboratoriais e administrativas em Xerém, o campus passou a ser designado Campus Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho.
Letícia Fontoura, filha do Dr. Armênio, esteve presente na cerimônia, em que foi descerrada uma placa que será afixada no campus.
“Eu e minha família estamos muito felizes com a homenagem. E, aonde meu pai estiver, ele também está muito feliz, porque o Inmetro foi a vida dele”, afirmou. 

Fonte: Divisão de Comunicação Social do Inmetro – 13/12/2018

Quem foi Armênio Lobo da Cunha Filho (falecido em 16 de setembro de 2018

Dr. Armênio exerceu os seguintes cargos:

  • Diretor Geral do INPM ,
  • Presidente  do Inmetro
  • Diretor de Metrologia Legal do Inmetro
  • Diretor de Metrologia Cientifica e Industrial do Inmetro.

Dr. Armênio esteve à frente do Instituto entre 06/11/1970 e 19/03/1980.

Durante a sua gestão foi promulgada a lei nº 5.966 de 1973, que criou o Inmetro e instituiu o Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

Também foi iniciada a construção do Campus de Laboratórios de  Xerém, projeto que ganhou reconhecimento no Brasil e no mundo.

Campus Armênio Lobo da Cunha Filho, do Inmetro em Xerem – imagem ASCOM Inmetro

Fonte: ASMETRO-SN 16/09/2018

3 COMENTÁRIOS

  1. Manifesto minha gratidão ao Dr Armênio Lobo da Cunha Filho pelos serviços prestados ao nosso país através do Inmetro e pelos seus ensinamentos.
    Hoje perdemos um Grande Homem.
    Uma JUSTA homenagem que poderia ser feita é dar o nome do campus de Xerem ao este servidor público federal.
    Fica a sugestão: CAMPUS LABORATORIAL ARMÊNIO LOBO DA CUNHA FILHO
    Sérgio Ballerini

    Amigo Ballerini reforço integralmente suas palavras e sugestão. Não podendo deixar de expressar os meus sinceros votos de pesar para a família de um grande homem, que com sua dedicação profissional incansável conseguiu alicerçar o Inmetro ao patamar tecnológico atualmente alcançado.
    Grande e inestimável perda para o Inmetro e para todos que tiveram a honra e privilégio de acompanhá-lo no decorrer de sua trajetória pessoal e profissional.
    Athanagilde de Paula Souza

    JUSTA HOMENAGEM.
    Carlos Magno de Souza

    Concordo com Ballerini. Muito merecido.
    José Carlos P. Rangel

    Concordo tbem, muita boa a idéia, super concordo.
    Isabel Loureiro

    Eu tive a honra de trabalhar, no final da década de 1970, no INPM, sob a chefia do Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho, no projeto de transformação de motores a gasolina para álcool. A implantação piloto foi realizada em motores da frota de veículos do governo federal em Brasília, incluindo os gálaxis dos ministros de Estado.
    Deixará saudades em todos que trabalharam com ele.
    Descanse em paz meu amigo. Você deixou uma família maravilhosa com a qual tive o prazer enorme de conviver.
    Paulo Cezar Monteiro Tommasi

    Para mim ele foi um grande Mestre, foi uma honra aprender e trabalhar com ele.
    Lydia Peixoto

    Um homem de grande visão! Sempre a frente de nosso tempo! Homenagem mais que merecida! Apoio!
    Terenzio Pepe

    É uma digna homenagem a um homem que em todas as fases dentro da instituição viveu a Metrologia, concordo plenamente.
    José Reis

    1) Dentro de Uma Constelação de Estrelas ( Dr. Paulo Sá, Dr. Moacir Reis, Dr. Ilzo Santos de Oliveira,
    Dr. Edson Costa, Prof. Henrique Mendes Tavares, Dra. izabel Jappour, Dr. Meirelles, Dr. Rangel,
    Dr. Sebastião Menezes, Dra Conceição de Maria de Mattos Penna, Dra. Anita, Dr. Leon,…………..,etc ), o Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho ” Foi o Grande Líder “, Pois Acreditava Tanto na Idéia da ” Criação do INPM e na Construção de Sua Sede e Campus Laboratorial do INPM em Xerém, Duque de Caxias, RJ “, Que Trouxe Sua Família, do Conforto da Tijuca, Para Vir Morar na Casa nº 01 da Vila dos Diretores em Pleno Canteiro de Obras da Sede do INPM e do Campus Laboratorial do INPM em Xerém.
    2 ) Em 1973 Aprovou a Lei de Criação do INMETRO, Que Foi Totalmente Consolidada e Implantada, com a
    Transferência dos Bens Materiais e Humanos do INPM Para o Novo INMETRO em 30/03/1983 Funcionários de Nível Médio e 01/04/1983 os de Nível Superior.
    3) Portanto Apoio Essa Justa e Merecida Homenagem : ” CAMPUS LABORATORIAL DR. ARMÊNIO LOBO DA CUNHA FILHO ” do Inmetro Xerém!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    José Oliveira Cavalcanti

    Pessoas que marcam a sua passagem em determinados períodos da vida através da sua visão de desenvolvimento em benefício da sociedade, não devem jamais serem esquecidas, tudo isso que fez para que o INMETRO se tornasse esse grande órgão público reconhecido mundialmente, é digno de uma grande homenagem, com certeza dar o nome dele ao Campus do Inmetro em Xerém é uma homenagem mais que justa.
    Nilton Cruz

    Perda irreparável! Foi um dos pilares da Metrologia Legal no país! Devo-lhe gratidão! Meus sinceros sentimentos a Dona Altinha e família! Descanse em paz!
    Hugo Melo Torres

    Estou de pleno acordo com o presidente do ASMETRO-SN e com os colegas que se manifestaram favoráveis…todos nós aprendemos um pouco com ele… fará sentido e representatividade para todos nós da força de trabalho, até para aqueles que não o conheceram mas que, vivem numa realidade liderada por ele. Peço ao SADU que acolha a sua alma e que viva o seu nome, sua gestão, sua técnica e sua arte na metrologia e na qualidade….
    Raimundo Rezende

    O Brasil perdeu um dos seus filhos mais trabalhadores, idealistas, trabalhadores, honestos, inteligentes… que bom que conseguiu realizar seu sonho e torná-lo bastante respeitado em fóruns internacionais e pela sociedade brasileira. Muito justa a homenagem proposta de “batizar” o campus do Inmetro em Xerem como nome do Dr. Armênio.
    Sylvia Rabello

    1 ) Sugiro aos Nossos Asmetro – SN e Inmetro, Que Estão Somando Esforços Para Conseguirem Juntos o Reconhecimento do Nosso Inmetro como Autarquia Especial – ” Agência Reguladora Inmetro “; Que Agilizem e Consolidem, Essa Justa e Merecida Homenagem : ” CAMPUS LABORATORIAL DR. ARMÊNIO LOBO DA CUNHA FILHO ” do Inmetro Xerém!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.
    José Oliveira Cavalcanti

    A comunidade metrológica perde sua maior referência. E necessário se faz manter na memória as realizações do Dr. Armênio, como líder e apaixonado pela Metrologia em todas as suas dimensões. Importante destacar o seu papel de liderança na criação e fortalecimento da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro, em conjunto com os dirigentes estaduais dos Ipem’s à época. Brilhante a proposta de Ballerini para manter viva a memória da Metrologia Brasileira. Justa homenagem. Conte com o nosso apoio.
    Antonio Lourenço Pancieri
    Diretor de Metrologia Científica e Industrial do Ipem/SP

    Dr Armênio merece todas as homenagens junto com nosso carinho e reconhecimento. Como homem visionário e empreendedor que foi, colocou a pedra fundamental e construiu uma instituição sólida que hoje tem todo o respeito da sociedade brasileira.
    Tatiana Cascado

    Apoio a homenagem mais que merecida, sugerida pelo Ballerini, de dar o nome do campus do Inmetro ao Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho, pela sua dedicação em levar a frente o projeto do nosso laboratório nacional de metrologia. Justa homenagem a quem teve grande capacidade e êxito administrativo a frente do Instituto. Grande Metrologista.
    Cesar Luiz Leal da Silva

    Foi chefe do meu tio Baltazar (Nininho), motorista da presidência do Inmetro. No final da década de 1980 tive a alegria de convida-lo para jantar com minha família. Saudade!
    JORGE HESSEN.

  2. Justa homenagem a esse grande Homem que se dedicou ao nosso Instituto e abriu as portas para o reconhecimento do Inmetro no cenário internacional.

  3. 1 ) Como Sugestões : a ) Certificados e Documentos, Fornecidos Pelo Nosso Inmetro Xerém, devem Constar o Nome do ” Campus Administrativo e Laboratorial Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho “; b ) Novo Projeto Visual Para o Nosso Inmetro Xerém, incluindo ” Campus Administrativo e Laboratorial Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho “; c ) Confecção de Placas em Bronze, Para Serem Instaladas no Hall de Cada Prédio , do Inmetro Xerém, com o Nome ” Campus Administrativo e Laboratorial Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho “.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui