A ABNT, empenhada em contribuir na luta contra a pandemia covid-19, publicou, de forma gratuita, mais um documento que vai ao encontro de iniciativas governamentais visando à produção e à oferta de equipamentos com qualidade e segurança.
Trata-se da Prática Recomendada ABNT PR 1002:2020 – Máscaras de Proteção Respiratória de uso não profissional – Guia de requisitos básicos para métodos de ensaio, confecção e uso. Elaborada em tempo recorde, esta Prática tem por base um documento francês (AFNOR SPEC S76-001).
Seu objetivo é orientar e esclarecer dúvidas da sociedade brasileira sobre as máscaras de proteção respiratória de uso não profissional, métodos de confecção, uso e reuso, lavagem e secagem, tempo de utilização, descarte, entre outros.
As máscaras de proteção respiratória destinam-se ao uso por pessoas saudáveis que não tenham sintomas clínicos de infecção viral e que não estejam em contato com pessoas portadoras de sintomas dessas infecções. O uso da máscara de proteção respiratória para uso não profissional deve ser limitado ao período máximo de 3 horas, com o objetivo de fornecer proteção contra possível penetração viral na região oral e nasal do usuário ou de pessoas no seu entorno. O uso da máscara de proteção respiratória está previsto, por exemplo, para pessoas em trânsito ou em ambientes fechados com acesso ao público, visando proteger grupos de pessoas e assim evitando a disseminação de agentes
Saiba mais:
Acesse a Norma Técnica no catalogo da ABNT :www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=442968 faça um cadastro e o acesso estará liberado gratuitamente.
Se puderem divulgem em suas redes: Hoje (29.04) as 16 horas a ABNT fará uma Live via Facebook, apresentando esse documento ao mercado e à sociedade brasileira.
via link > www.facebook.com/events/286078452386456/
Fonte: Nelson Assal da ABNT – 29/04/2020