Desafios para um Novo Inmetro

0
278
Crédito da Imagem Inmetro

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) foi criado em 1973, para responder ao desafio de preparar a indústria nacional para competir no mercado de produtos manufaturados.
O legislador entendeu que deveria reunir em uma mesma organização as ferramentas
necessárias para realizar esta transição fundamental ao desenvolvimento do País. Assim, foi criada uma instituição que se tornou um símbolo de confiança na sociedade brasileira. Pode-se dizer que o Inmetro, posteriormente rebatizado Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, cumpriu bem sua missão e hoje o País possui uma indústria forte, capaz de abastecer o mercado interno com produtos seguros e com qualidade.
Um estudo realizado recentemente no Inmetro, com ampla discussão com as partes
interessadas, identificou como nossa missão:
Prover infraestrutura da qualidade para viabilizar soluções que adicionem confiança, qualidade e competitividade aos produtos e serviços disponibilizados pelas organizações brasileiras, em prol da prosperidade econômica e bem-estar da nossa sociedade.
Para compreender o alcance desta formulação é importante observar que na década de
1970 vivia-se a chamada 3ª Revolução Industrial, baseada no emprego crescente da informática, com grande impacto no setor produtivo, principalmente, com a popularização do computador pessoal e desenvolvimento da rede mundial de computadores, a Internet. O Inmetro muito contribuiu para a infraestrutura de qualidade do País, por meio de seus processos de conformidade, pesquisa científica metrológica e industrial, sistema de acreditação de laboratórios, regulação de mercado, educação para qualidade, remoção de barreiras técnicas e tantas outras atividades.

Leia a íntegra do artigo >>> DESAFIOS PARA UM NOVO INMETRO


ARTIGO PUBLICADO NA PÁGINA DO ASMETRO-SN:

11/08/20  Desafios para um novo Inmetro

18/07/20  Desafios para um novo Inmetro

ARTIGO PUBLICADO NO CORREIO BRAZILIENSE 

17/07/20 blogs.correiobraziliense.com.br/servidor/desafios-para-um-novo-inmetro/

ACESSE A ÍNTEGRA DA MATÉRIA PUBLICADA NA REVISTA ANALYTICA: www.yumpu.com/pt/document/read/64211532/revista-analytica-edicao-108

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!