Segurança cibernética na indústria de petróleo e gás um assunto de segurança nacional

0
209
@internet

Evento do P,D&I Desperta Interesse de Segurança Nacional

O movimento PD&I no Brasil, capitaneado por diversos capítulos estudantis da Sociedade de Engenheiros de Petróleo – SPE (do termo inglês Society of Petroleum Engineers, com sede no Estados Unidos da América), estabelecidos nas universidades brasileiras, vem crescendo em todo o país e levantando temas muito relevantes e inovadores, que estão ajudando, inclusive, na formulação de políticas públicas e empresarias com foco na inovação e conquista de novos mercados.

O último Webinar do Movimento PD&I no Brasil despertou interesse além dos processos relacionados à indústria do petróleo, pois tratou de um tema de segurança nacional relacionado a segurança cibernética no tratamento de dados e digitalização crescente dos processos em evolução na sociedade.

Apesar do foco principal e objeto da palestra ter sido na indústria do petróleo, as excelentes interlocuções realizadas pelos profissionais Itamar Alves dos Santos Junior (Diretor de Parcerias da SPE Seção Brasil e Analista de Negócios em Tecnologia, Inovação e Educação da Firjan-Senai) e Marina Loures (Diretora de Inovação e Transformação Digital na ABGI Brasil), apontaram para a necessidade de diversos outros setores interconectados com a indústria do petróleo, incluindo a cadeia de fornecedores.

Wilson Melo, Pesquisador do INMETRO

Em resposta as várias perguntas e interações entre os moderadores e público da audiência, um tópico muito desenvolvido foi sobre possíveis ações de regulamentação de atividades envolvendo a digitalização e segurança cibernética. De acordo com o palestrante convidado, o Pesquisador do INMETRO Wilson Melo, o caminho não deve ser a regulamentação em si, mas o estabelecimento de notas técnicas e elaboração de manual de procedimentos de boas práticas que devem ser adotadas por todo tipo de indústria e, em especial, para cadeia produtiva da setor de O&G, função da sua abrangência e complexidade.

Bárbara Serruya, Estudante de Engenharia do Petróleo e Presidente do Capítulo SPE da UFF, foi a Madrinha desse evento do Movimento PD&I Brasil. – Divulgação

Segundo Bárbara Serruya, Presidente do Capítulo da UFF e madrinha dessa Webinar, o tema de “confiabilidade digital na indústria do petróleo” que foi abordado no nosso traz um debate importante para o setor. Com a crescente implementação de tecnologias de ponta no mercado é bom se questionar como e quão confiável é a sua implementação, com objetivo de evitar falhas ou invasões em atividades que necessitam de uma segurança nos dados. Esse assunto também vem em uma época que as empresas tiveram que se adaptar de uma forma brusca ao home office por causa da pandemia.  Com isso, é inevitável o incentivo em pesquisa, desenvolvimento e inovação nesta área, conclui Bárbara.

No final das perguntas, Bárbara passou a palavra para o Presidente do Capítulo Estudantil SPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Vinicius Anacleto, anunciando o próximo evento do grupo, que ocorrerá no dia 07/dezembro às 18h, sendo uma das maiores novidades anunciadas pelo Movimento, que está promovendo a inserção do ensino técnico do país nas questões de inovação da indústria do petróleo.

acesse a íntegra da webinar > https://youtu.be/FrtW2MN3m1Q 

Crédito: O Debate de Macaé – @internet 02/12/2020

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!