Metrologia Química: Rede do Inmetro discute melhorias nas medições químicas

0
552
Com o objetivo de contribuir para a confiabilidade nas medições em química no país e discutir as demandas nesta área no setor produtivo, a Coordenação, Comitê Executivo (CE) e Comitê Consultivo (CC) da Rede de Metrologia Química do Inmetro (Remeq-I) reuniram-se no dia 8 de dezembro, por videoconferência para discutir a necessidade de oferta de Materiais de Referência (MR/MRC) e Ensaios de Proficiência (EP).   
 
Estiveram presentes no encontro servidores de diversas áreas do Inmetro, e representantes de outras instituições, como: CETESB, EMBRAPA, FIOCRUZ, MAPA, SENAI-DN e UFRJ.
 
A Remeq-I tem a missão de contribuir para a confiabilidade nas medições em química no país, disseminando a cultura da metrologia, promovendo o desenvolvimento e uso de material de referência, material de referência certificado, o provimento de ensaios de proficiência e a cooperação entre seus integrantes, para proporcionar ao setor produtivo condições para melhorar a qualidade dos produtos e serviços. Sua visão é ser a rede de conhecimento e cooperação em metrologia química reconhecida nacionalmente, tendo como valores a excelência, a confiabilidade e a integração.
 
Como subsídio para as discussões, Vanderléa de Souza, coordenadora da Remeq-I, apresentou o levantamento da demanda de MR/MRC pelos laboratórios de ensaio acreditados pelo Inmetro e os laboratórios filiados à Rede.   
 
]Os integrantes do CC apresentaram também sugestões sobre o assunto e demandas específicas de MR/MRC, EP, capacitações sobre estes dois temas, ensaios analíticos e outros serviços tecnológicos.   
 
Os dados apresentados serão analisados pela Coordenação da Rede e pelo CE para a consolidação e o dimensionamento de demandas, informações que serão compartilhadas com todos os 102 laboratórios que hoje compõe a Remeq-I.
 
VANDERLEA DE SOUZA @reprodução

“A expectativa é que, com a análise de viabilidade econômica, a produção desses MR/MRC ou organização desses EP sejam previstas no Planejamento Estratégico de 2021-2023 da Rede”, comentou Vanderléa, que será substituída por Aurea Valadares na coordenação, para se dedicar à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Acadêmica em Metrologia e Qualidade do Inmetro.

 
Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/noticias/remeq-l-discute-melhorias-nas-medicoes-quimicas – 19/12/2020

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui