Caos em Xerem: 20 km de congestionamento para vacinação. Assista o vídeo

0
549
Após caos, Justiça manda Caxias (RJ) cumprir plano de imunização.Juíza Elizabeth Maria Saad, da  3ª Vara Cível, determinou multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento
A Justiça do Rio mandou nesta sexta-feira (5) que o município de Duque de Caxias cumpra o plano nacional de imunização em um prazo de 48 horas na campanha de vacinação contra a covid-19, após uma manhã de caos e aglomerações nos pontos de aplicação das doses.A decisão da juíza Elizabeth Maria Saad, da 3ª Vara Cível do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio), estabelece multa diária de R$ 50 mil ao prefeito, Washington Reis, e ao secretário Municipal de Saúde de Duque de Caxias, Antônio Manoel de Oliveira Neto, em caso de descumprimento da medida. 

A prefeitura informou que a vacinação de idosos com 60 anos de idade ou mais foi decidida com base na conclusão de que após um mês de campanha com prioridade de pessoas a partir de 80 anos de idade, teve redução da demanda nessa faixa etária, “demonstrando que a maior parte do público-alvo já tinha sido beneficiada”.

Na quinta (4),  MP-RJ, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Saúde da Região Metropolitana I e da Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência do Núcleo Duque de Caxias, expediu uma recomendação ao município de Duque de Caxias para que fosse observado o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, que estabelece como grupo prioritário pessoas acima de 60 anos, “organizando a campanha de vacinação de modo a priorizar as idades mais elevadas dentre a faixa etária de 80 a 60 anos, tendo em vista a maior taxa de letalidade entre os mais idosos, evitando, desta forma, que pessoas mais jovens sejam vacinadas antes de pessoas mais idosas”.

Hoje, como o número de doses, um pouco acima de 6 mil, era insuficiente para todos que procuraram a imunização, a prefeitura distribuiu senhas de atendimento, mas, mesmo sem conseguir, muitas pessoas permaneceram nas extensas filas, algumas sem o uso de máscara e sem respeitar o distanciamento.

A falta de exigência do comprovante de residência ajudou a aumentar a procura pelas vacinas por moradores de outras cidades.

As filas de pessoas que foram buscar as vacinas davam voltas nos postos e o engarrafamento nas vias próximas chegou a atingir quilômetros na BR-040, o que levou a Polícia Rodoviária Federal a enviar reforço ao local.

Segundo a Polícia Militar, apesar da aglomeração, não houve registro de ocorrências. Integrantes do 15º BPM, localizado em Duque de Caxias, foram para o local para reforçar o patrulhamento.

Fonte: https://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/apos-caos-justica-manda-caxias-rj-cumprir-plano-de-imunizacao-05032021


RJ: Caxias tem quase 20 km de congestionamento para vacinação

O bairro de Xérem, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, teve quase 20 km de congestionamento para a vacinação contra a covid-19 em um ponto drive thru, na manhã desta sexta-feira (5). A prefeitura do município iniciou a imunização em idosos com mais de 60 anos, mas não dividiu o público por faixa etária para evitar aglomerações.

 
Prefeitura não organizou as pessoas por faixa etária
Prefeitura não organizou as pessoas por faixa etária -reprodução Record TV Rio

“A gente está aqui desde 5h, pensando que não seria esse tumulto todo, mas infelizmente ninguém começou a ser atendido.”, disse um idoso de 70 anos que aguardava para ser vacinado.

Apesar da vacinação ter começado às 7h, muitas pessoas passaram a madrugada na fila para garantir uma dose do imunizante. Não há garantias que todos serão vacinados.
“Eu saí de casa de noite! Não tem por que a gente passar por esse sofrimento! É surreal!”, disse a acompanhante de uma idosa. 

A prefeitura chegou a receber uma notificação do MP (Ministério Público) para organizar as pessoas por faixa etária. O Portal R7 entrou em contato com o órgão municipal, mas ainda não obteve retorno.

Crédito: Ana Beatriz Araújo (estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa), com Anabel Reis, da Record TV Rio – @internet 06/03/2021

00

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!