Vacinas contra a Covid-19

0
487

Fiocruz recebe insumos para produção de vacina da Oxford/AstraZeneca

Brasil aplicou mais de 20 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19.

Butanvac e Versamune: veja como estão as pesquisas para vacinas brasileiras contra a Covid

Fiocruz recebe insumos para produção de vacina da Oxford/AstraZeneca

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu no início da manhã de ontem (28), no Rio de Janeiro, mais duas remessas de insumo farmacêutico ativo (IFA) suficientes para produzir 12 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, usada na imunização contra a covid-19.O produto, procedente da China, chegou ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Tom Jobim/Galeão) às 6h22 deste domingo. Inicialmente, o voo estava previsto para chegar às 18h de ontem (27). O motivo da mudança da data se deveu a um atraso na conexão do voo.

@marcos gouvea -EBC

Na última quinta-feira (25), a Fiocruz já havia recebido uma remessa para produzir 6 milhões de doses. Esta semana, está prevista a chegada de uma nova carga suficiente para fabricar 5 milhões de vacinas.

As 23 milhões de doses serão produzidas pela própria Fiocruz e, uma vez prontas, serão entregues ao Ministério da Saúde, entre abril e maio.

Este mês, a Fiocruz já produziu e entregou 1,8 milhão de doses de vacinas produzidas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos).

Ainda está prevista a entrega de mais 2,1 milhões de doses nesta semana, que irão completar os 3,9 milhões de vacinas previstas até o fim desta semana.

Agência Brasil de Notícias 29/03/2021


Brasil aplicou mais de 20 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19

O Brasil aplicou pelo menos 20.036.585 doses da vacina contra a Covid-19. O levantamento foi feito pela Agência CNN com base nas secretarias estaduais que divulgaram o balanço preliminar da vacinação.

Do total de pouco mais de 20 milhões contabilizadas, 15.350.110 se referem à primeira dose da vacina. O número representa uma proporção de 9,73% da população brasileira, estimada em 211,8 milhões de pessoas.

A segunda dose já foi aplicada em 4.686.475 pessoas, ou 2,97% da população – é esta, portanto, a parcela dos brasileiros que já está imunizada contra a doença, uma vez que o efeito da vacinação só é completo com as duas aplicações. 

Como nem todos os estados e municípios divulgaram as informações sobre a campanha de imunização em sua totalidade, o levantamento é preliminar e o número real pode ser maior
Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia

Nas últimas 24 horas, 210.813 doses foram aplicadas. Na sexta-feira (26), o país bateu recorde de aplicações com 1.041.226 de doses.

No caso do Amapá, o total de indígenas vacinados não está no número disponibilizado pela secretaria de saúde do estado pois, segundo a mesma, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do estado – que repassa as informações para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), vinculada ao Ministério da Saúde – é quem está responsável pela aplicação das vacinas em indígenas.

Crédito: CNN – @internet 29/03/2021


Butanvac e Versamune: veja como estão as pesquisas para vacinas brasileiras contra a Covid

Nesta sexta-feira (26), os brasileiros foram surpreendidos a notícia de que duas novas candidatas a vacinas contra a Covid, produzidas no Brasil, estão prontas para serem testadas: a Butanvac, do Instituto Butantan, e a Versamune, uma parceira da USP Ribeirão Preto, da empresa Farmacor e do governo federal.

As duas querem iniciar os testes clínicos muito em breve. No momento, a Anvisa já está analisando o pedido de liberação, e o Fantástico mostra como está o andamento das pesquisas para a fabricação delas.

A Versamune é produzida em diferentes laboratórios e o consórcio não quis informar onde eles ficam alegando que a informação é sigilosa. O acesso às amostras da vacina também foi negado.

A Butanvac está sendo desenvolvida no próprio Butantan e nossa equipe foi até o local para mostrar a fabricação das doses. 

Assista a reportagem do Fantástico.  g1.globo.com/fantastico/noticia/2021/03/28/butanvac-e-versamune-veja-como-estao-as-pesquisas-para-vacinas-brasileiras-contra-a-covid.ghtml 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui