Procon-RJ e Polícia Civil fazem operação contra fraudes na instalação do kit gás em veículos
Rede de 11 lojas tem seis funcionando sem ter certificado de instalação do Inmetro.
Três lojas foram interditadas na manhã desta quarta-feira.
O Procon-RJ e a Delegacia de Defraudações da Polícia Civil fazem nesta quarta-feira (14) uma operação contra fraudes na instalação do kit gás em veículos, o GNV. Uma rede de lojas, a Maxx GNV é alvo da ação. A operação foi motivada por uma denúncia da Firjan.
De acordo com a denúncia, a rede Maxx GNV tem 11 lojas, mas seis delas estão funcionando sem o certificado de instalação. As cinco lojas da rede que estão regularizadas, emprestavam esse certificado para as que não tinham o documento, o que é irregular.
Segundo o Procon, cada loja passa por uma série de avaliações feitas pelo Inmetro para garantir a segurança da instalação do kit gás. As lojas que não têm o documento é porque estavam sem a avaliação periódica do Inmetro.
“Essa certificação do Inmetro é justamente para dar segurança ao consumidor. Ele vai olhar todos os aspectos, estrutura da loja, instaladores, se eles estão apropriados para fazer a instalação com segurança. Então, quando não tem esse certificado, não tem nenhuma garantia de segurança para o consumidor. Muitas vezes você vê acidentes de carros explodindo aí, no abastecimento de carro a gás”, disse o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.
Durante a operação, três lojas da rede foram interditadas. O departamento jurídico da Maxx GNV informou que ainda está analisando todos os fatos apontados pelo Procon-RJ, e que, num primeiro momento, não viu irregularidades.
Crédito: Ben-Hur Correia / RJ1 no Portal do G1 – @internet 15/07/2021