“Um mundo cada vez menor: a criação do Nanoscópio”.   

0
357

Durante a 73a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, realizada este ano em formato online, a Sociedade Brasileira de Metrologia – SBM e a SBPC promoveram uma conferência sobre o nanoscópio: “Um mundo cada vez menor: a criação do Nanoscópio”.   

O pesquisador do Inmetro Dr. Thiago Vasconcelos conduziu a conferência que teve a participação do professor Ado Jorio (UFMG).

A palestra teve foco no desenvolvimento do Nanoscópio, equipamento recentemente construído como fruto da parceria entre a UFMG e o Inmetro.   

Foram apresentados os elementos centrais desse processo, bem como os desafios progressivamente vencidos pelos pesquisadores e tecnologistas.   

De forma a permitir aos que a assistem, foi feito um retrospecto de evolução de tecnologias cada vez mais aprimoradas e que enxergam objetos cada vez menores, chegando ao universo das coisas nanométricas.

Alguns temas levantados foram: a recente publicação com destaque da capa da prestigiada revista Nature, em que ambos são coautores, os projetos pioneiros em metrologia, usando desta técnica inovadora e recente, e o seu alto potencial na caracterização da qualidade de nanomateriais, incluindo o grafeno.

Foi também ressaltado a importância da proteção da propriedade intelectual para o desenvolvimento da tecnologia.

O Inmetro e a UFMG são cotitulares em 4 patentes, sendo duas delas também depositadas na China, EUA e Europa. Estas últimas são consideradas chaves por se tratarem das nanoantenas ópticas reprodutíveis e de alta eficiência óptica, dispositivos essenciais do nanoscópio e um dos maiores diferencias deste equipamento genuinamente brasileiro.

A palestra foi mais um exemplo da qualidade da ciência e pesquisa feitas no Brasil e da capacidade de nossas instituições em construir, a partir delas, tecnologias revolucionárias.

Crédito: Américo Tristão Bernardes/SBM – @internet 21/07/2021

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!