Na última sexta-feira, 13/08/2021, foi dado o pontapé inicial nas atividades do projeto Faperj denominado “Centro de Excelência em Transformação Digital e Inteligência Artificial do Estado do Rio de Janeiro (Hub.Rio): Rede Temática em Energias Renováveis e Mudanças Climáticas” no qual o Inmetro está participando.
O centro é coordenado pela Coppe/UFRJ e possui, além do Inmetro, outras instituições públicas e privadas como, por exemplo, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).
O pesquisador do Inmetro/Dimci, Werickon F.C. Rocha, comentou que o objetivo do Centro é integrar a competência e a capacidade técnica da comunidade científica e empresarial do Rio de Janeiro e seus parceiros com o intuito:
-Promover a transformação digital do governo (aumentar eficiência, racionalizar custos, ampliar serviços) com foco na melhoria da experiência do cidadão no papel de cliente;
-Aumentar a interação e sinergia entre os atores da tripla-hélice visando desenvolver soluções tecnológicas estratégicas, inovadoras, e transferíveis para o setor privado.
-Convocar o setor produtivo privado para co-financiar projetos e permitindo, sempre que possível, a inovação aberta e a geração de novos negócios/startups.
-Transformar o estado do Rio de Janeiro em um referencial internacional contemporâneo de inovação, tecnologia, criatividade e atração de profissionais em soluções tecnológicas em Transformação Digital e Inteligência Artificial.
Dessa forma, o pesquisador concluiu que a participação do Inmetro, neste projeto, está alinhada ao plano estratégico do instituto para 2021-2023.
Fonte: Werickon F.C. Rocha – @internet 14/08/2021