O que todo investidor pode aprender com o piloto Lewis Hamilton

0
198

Lewis Hamilton: o que todo investidor pode aprender com o piloto

Piloto deu um show de resiliência, no final de semana no Grande Prêmio Brasil de F1 e serve de inspiração

Resiliência é a capacidade de passar por uma adversidade ou situação traumática com superação e fortalecimento. “Nunca podemos desistir”, diz o piloto após inúmeras ultrapassagens, para recuperar consecutivos rebaixamentos de posição e alcançar a vitória histórica.

Para chegar ao sucesso profissional e investir bem, é preciso resiliência, tomar consciência de que o caminho tem sobressaltos, reveses, crises, mas que é possível “continuar lutando”, como ensina Hamilton, para obter a vitória.

Nem tudo são flores na vida de um dos maiores pilotos e atletas da história do campeão mundial de Fórmula 1, o britânico Lewis Hamilton. Teve uma infância humilde, sofreu bullying, apanhou e chegou a ser expulso da escola por razões atribuídas ao racismo estrutural do sistema de ensino do país em que nasceu.

Teve oportunidade de desenvolver seu talento em um dos esportes mais caros e mais inacessíveis financeiramente, graças ao esforço de seu pai, que trabalhava em três empregos para investir na carreira de seu filho.

Hamilton deu um show de resiliência no final de semana no Grande Prêmio Brasil de F1 e serve de inspiração para todo investidor e para cada brasileiro que se emocionou ao ver a bandeira do Brasil ser erguida por um piloto que compartilha das lutas financeiras e da superação no meio das adversidades.

Pessoas resilientes conseguem estabelecer estratégias perante situações estressoras e são capazes de usar recursos próprios ou do ambiente para resolver conflitos.

A boa notícia é que qualquer pessoa pode desenvolver resiliência, através do trabalho de sua autoestima, do aprendizado, da troca de experiências humanas em contribuir e receber, do treinamento da disciplina, da responsabilidade, da flexibilidade e da tolerância ao erro e à frustração.

Ana Paula Hornos é mediadora, palestrante e produtora de conteúdo sobre finanças e comportamento. Professora na FGV-IDE e na Casa do Saber.

A resiliência não é uma capacidade que se constrói sozinha. É necessário o outro para que isso aconteça. Contar com pessoas em quem confiar, que colocam limites para estimular o aprendizado, que forneçam apoio e afeto e por quem se tem apreço, respeito e, também, contribuição.

Hamilton teve o suporte de seu pai ao longo da vida, conta com sua equipe de escuderia e agora tem a admiração de grande parte dos brasileiros, sensíveis pelas causas que ele defende, relativas à diversidade e ao impacto ambiental.

Investidores podem se espelhar nesse lindo exemplo de humanidade que traz a vitória para saber que não precisam estar sozinhos, que podem e devem contar com apoio tanto técnico como psicológico para percorrerem suas corridas financeiras e sua trajetória de vida.

“Você consegue alcançar tudo aquilo que acredita”, ensina Hamilton, que foi além de superar uma penalidade de 25 posições e vencer brilhantemente uma corrida, contagiando todos com a esperança que há em cada ser humano de usar suas capacidades e lutar por um propósito.

Crédito: Ana Paula Hornos/e.investidor.estadão – @disponível na internet 17/11/2021

assista o video >>> www.youtube.com/watch?v=SHg-gIoptTU

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!