Os consumidores são partes necessárias e devem ser partes interessadas para mitigar os impactos globais no clima ao redor do planeta
Independentemente do porte da empresa, o lado do consumidor foi citado como o principal catalisador de investimentos em sustentabilidade no país.
Mas, de fato, a parcela dos consumidores que deixaram de escolher produtos e marcas usando a sustentabilidade como um critério de decisão ainda é baixa: outro estudo conduzido pelo Instituto FSB Pesquisa mostrou que apenas 26% dos consumidores brasileiros evitaram comprar produtos usando como corte critérios verdes.
A mesma pesquisa realizada para a CNI também mostra que a balança da percepção sobre benefícios ou riscos de implementação de ações de sustentabilidade pelas empresas é bastante equilibrada.
A maior parte das empresas enxerga benefícios e riscos iguais na agenda de sustentabilidade (43% nas empresas médias e grandes e 47% nas empresas pequenas). Há sensíveis diferenças, no entanto, na percepção de mais oportunidades: 37% das empresas grandes e médias enxergam mais oportunidades do que riscos, enquanto que esse percentual chega a 29% nas empresas pequenas.
Ainda há muito que se avançar, mas o recado é claro:
Este é um conteúdo da Bússola, parceria entre a FSB Comunicação e a Exame. O texto não reflete necessariamente a opinião da Exame.
Crédito: André Jácomo/ Bússola-Exame @disponível na internet 27/11/2021
15Sem a participação dos consumidores não há avanço significativo na agenda ambiental do Brasil. (Leo Correa/Glow Media/AP)