Comparações Interlaboratoriais: Inmetro oferece ensaios de proficiência e rodada de medição de pH.

2
372

Inmetro oferece três novos ensaios de proficiência

Inscrições para o EP em alcoolemia já estão abertas: rodadas beneficiarão diversos setores da indústria
 

O Inmetro, por meio da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci), disponibiliza três novos serviços, das atividades programadas para o ano de 2021. São dois ensaios de proficiência e uma rodada de medição de pH. Os EPs, com são chamados, são comparações interlaboratoriais organizadas para que os laboratórios possam demonstrar competência em determinada área de medição, neste caso para identificação e quantificação em Alcoolemia, Medição em Eletrodos Íon-Seletivos e uma nova rodada em Medição de pH.

A alcoolemia, concentração de etanol no sangue, é determinada por laboratórios de toxicologia forense principalmente para auxiliar na aplicação das leis pelo Judiciário. Quando o laboratório demonstra que é competente em determinado tipo de análise, seus laudos tendem a ser recebidos com mais confiança. Antes da organização deste EP os laboratórios, tanto da Polícia Federal (PF) quanto das Perícias Oficiais dos estados, tinham de recorrer a exercícios interlaboratoriais do exterior, e arcar com os custos. As inscrições para este ensaio já estão abertas!

O eletrodo de Íons-Seletivos (EIS) é um sensor analítico utilizado para a medição de reagentes como amônia, brometo, cálcio, cloreto, dióxido de carbono, cobre, fluoreto, chumbo, sulfato, entre outros. O método é muito aplicado em estações de tratamento de água e esgoto, em análises clínicas, por exemplo, análise de água para aplicação em equipamentos, injeção, hemodiálise, etc. O Inmetro lança esta 1ª rodada do Ensaio de Proficiência em Medição com Eletrodos Íon-Seletivos para proporcionar aos laboratórios do País avaliar sua competência nesse tipo de medição. As inscrições para este ensaio ocorrerão entre 10 de dezembro a 10 de janeiro de 2022.

A medição do pH é utilizada para a determinação de alcalinidade e acidez de substâncias. É bem comum que esta medida seja observada em diversos setores da indústria, especialmente na alimentícia e de cosméticos, que tem contato direto com pessoas. Indústria têxtil, farmacologia e cosméticos, produção de alimentos e bebidas, controle de qualidade de águas de abastecimento, aplicações médicas, prevenção de corrosão de estrutura são alguns dos principais setores. Existem diversos laboratórios no País que realizam medições de pH, o que mostra a atuação sistemática do Inmetro na oferta desses EP, atualmente em sua 8ª rodada. As inscrições para a rodada iniciam no dia 17 de dezembro.

As inscrições para o EP em Alcoolemia já estão abertas. Confira!

Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/inmetro-oferece-tres-novos-ensaios-de-proficiencia 

2 Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!