Empresa é responsável por algumas das mais pioneiras normas de segurança e reforça presença na América Latina com anúncio de expansão também no México
Para fazer frente aos desafios da sociedade 4.0, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) vêm passando por mudanças, visando a otimizar seus processos e a entregar resultados cada vez melhores e mais ágeis.
A UL é parceira da instituição no desenvolvimento de projetos de transformação digital, que utilizarão tecnologias como inteligência artificial e big data para colocar o Brasil como um líder na área regulatória.
Em um mundo em que tudo muda muito rápido, esse ecossistema digital será fundamental para estimular a inovação do setor produtivo brasileiro, sem abrir mão da qualidade e da segurança dos produtos, já reconhecidas nos “selos do Inmetro”.
“Vivemos em um momento de intensa transformação e precisamos nos adaptar, para continuar prestando um serviço relevante à sociedade.
Não vejo um caminho para o desenvolvimento econômico do país e para bem-estar da população que não passe pela transformação digital e pela atuação em parceria entre atores públicos e privados”, afirmou Marcos Heleno Guerson, Presidente do Inmetro.
A parceria com o Inmetro é inédita na América Latina e reforça o trabalho da empresa com governos e organizações globais visando aumentar a cobertura, o foco e compliance com as normas locais.
O projeto utilizará tecnologias inovadoras em coleta e análise de dados, além de plataformas e ecossistemas próprios para ajudar o Brasil nesta empreitada.
Segurança no mundo todo
A empresa está presente no país há mais de 20 anos, com escritórios em São Paulo
e Brasília, e um laboratório em Porto Alegre.
Nascida há mais de 125 anos em terras estadunidenses, a Underwriters Laboratories é a responsável pela criação de algumas das mais antigas normas de segurança— incluindo em seu portfólio a segurança de produtos como aspirador de pó, lava louças, lava roupas e televisores.
Com o crescimento da empresa, dividiu-se o trabalho: em 2011, a organização foi reestruturada em uma entidade com fins lucrativos, a UL Inc que pertence à entidade sem fins lucrativos: a Underwriters Laboratories (Underwriters Laboratories Inc.).
Desenvolvimento de normas, pesquisa e campanhas educacionais são tratados com a organização sem fins lucrativos (Underwriters Laboratories), enquanto testes, inspeção e certificação estão alocados na organização com fins lucrativos (UL Inc.).
LDe fato, desde 2002, em parceria com a Disney, a empresa lançou, via seu braço sem fins lucrativos, o Safety Smart que educa as crianças sobre a importância da segurança ao usar a internet (disponível inclusive em português) e, em 2017, apresentou a XPLORLABS, uma plataforma online para estudantes do ensino médio resolverem problemas no mundo real, usando a ciência.
Quanto aos negócios, a UL hoje trabalha com 60% das empresas listadas na Fortune 500 e tem desenvolvido serviços focados nos desafios atuais como segurança cibernética, dispositivos médicos, tecnologia 5G, wireless e Internet das coisas.
Além disso, a UL também tem investido em ESG e possui um software e marcas específicas usadas no mundo todo para apoiar organizações que querem incrementar seus relatórios de sustentabilidade.
Dada sua presença, a empresa tem especialistas técnicos que apoiam empresas no processo de certificação e compliance aos requisitos regulatórios para mais de 150 países.
Para enfrentar desafios como a pandemia do COVID-19, a empresa conseguiu diminuir o tempo de aprovação em 85% (2 semanas) para produtos para tratamento, como ventiladores e oxímetros, e produtos para diagnóstico do vírus.
Além disso, um fabricante contratou o braço da UL no setor de saúde, a EMERGO by UL, para enviar um coração artificial para um paciente específico em um dos principais hospitais do país.
O único tratamento para este paciente era o coração artificial, e, por meio de uma série de comunicações com a Anvisa, a agência autorizou a importação do produto mesmo sem registro no Brasil.
Hoje, a marca UL está em mais de 22 bilhões de produtos, alcançando mais de 2 bilhões de consumidores no mundo todo.
Expansão pela América Latina
Com inauguração prevista para meados de 2022, o novo laboratório da UL em Querétaro, no México, também será um marco da presença da empresa na América Latina.
O complexo será multinacional e deverá apoiar a exportação de produtos mexicanos para a América do Sul e para países como Estados Unidos e Canadá.
Futuramente, espera-se que testes Inmetro também possam ser feitos no laboratório.
As instalações terão como foco os serviços de teste, certificação e engenharia direcionados aos setores eletrônico, de materiais e tecnologia.
Como a indústria automotiva mexicana se configura como uma das maiores exportadoras do mundo, o laboratório também terá especialistas dedicados e equipamentos personalizados para fornecer testes de materiais para esse setor.
“Equilibrar inovação e velocidade de comercialização com a obtenção de acesso ao mercado e obtenção de aprovações de conformidade de produtos são cruciais para o sucesso em mercados dinâmicos e exigentes”, disse Rodolfo Flores, diretor regional da UL para a América Latina. “Com o desenvolvimento do laboratório de Querétaro no México, esperamos aplicar ciência e autoridade objetiva para ajudar os fabricantes na América Latina a resolver esses desafios críticos.
Ao mesmo tempo, esperamos ajudá-los a desenvolver e comercializar produtos e inovações
seguros e em conformidade, permitindo-lhes, em última análise, crescer e prosperar”.
A UL já está presente no México há três décadas e, com a novidade, promete deixar
um verdadeiro legado no país, além de dar mais um passo rumo à longínqua missão de trabalhar para tornar o mundo um lugar mais seguro.
https://valor.globo.com/patrocinado/ul-latam/noticia/2021/12/01/a-ul-e-a-transformacao-digital-do-setor-regulatorio-brasileiro.ghtml
Crédito: UL Latam/Valor Economico -@disponível na internet 04/12/2021
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