Coronavírus: imagens tridimensionais do Inmetro mostram o passo a passo da infecção celular

1
156
Barreto-Vieira et al; Viruses

Por meio de imagens tridimensionais com resolução de um nanômetro obtidas por meio de microscópios de última geração, disponíveis no Inmetro, foi possível registrar o passo a passo do processo de infecção causado pelo coronavírus (SARS-CoV-2) em células Vero. O estudo é liderado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), com participação do Inmetro.

Artigo publicado na revista ‘Viruses’ mostra como o vírus invade a célula, identifica os compartimentos onde ocorrem importantes etapas da replicação viral e flagra o momento de liberação das novas partículas virais, capazes de infectar outras células. O trabalho consolida conhecimentos importantes sobre o processo de infecção e pode contribuir para o desenvolvimento de novas terapias.

As imagens foram obtidas através de microscópios de última geração, entre eles, o disponível no Inmetro. Único na América Latina, nosso equipamento utiliza a técnica de varredura por triplo feixe de íons, produzindo imagens tridimensionais com resolução de um nanômetro, o que corresponde a um milímetro dividido por um milhão.

No destaque, modelo tridimensional mostra as estruturas envolvidas no processo de infecção pelo SARS-CoV-2. Partículas virais (em azul) são vistas aderidas à membrana celular (em verde). Dentro da célula, cópias do genoma viral são produzidas no interior de vesículas de dupla membrana (em vermelho). A síntese das novas partículas virais é concluída em vesículas intermediárias (em roxo), que, posteriormente, se deslocam e se fundem com a membrana da célula, liberando a progênie viral (partículas virais que constituem a ‘prole’ do vírus) para infectar outros alvos.(Fonte: Barreto-Vieira et al; Viruses)

acesse a integra do estudo:  Instituto Oswaldo Cruz – Ciência e Saúde desde 1900 – Arquivo de notícias – Coronavírus revelado em imagens de microscopia

Fonte : https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/ noticias/ coronavirus-imagens-tridimensionais-do-inmetro-mostram-o-passo-a-passo-da-infeccao-celular / com informações da Fiocruz

1 Comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!