ITI e o Inmetro no CertForum, o maior evento da América Latina sobre Infraestrutura de Chaves Públicas – ICP

0
167
@internet
Foi realizada na semana passada a 19ª edição do CertForum – entre os dias 21 e 23 de junho de 2022 – o maior evento da América Latina sobre Infraestrutura de Chaves Públicas – ICP, e que tem como foco a tecnologia de Certificação Digital e suas inúmeras aplicações.

O evento gratuito aconteceu de forma virtual, tendo início com a abertura no dia 21 de junho às 19h para convidados participantes da ICP-Brasil e palestras transmitidas online, entre os dias 22 e 23 de junho.

O CertForum 2022 é um evento realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID): 

—————

No âmbito das políticas públicas, um painel muito interessante explorou o estado da arte da certificação digital no Mercosul e o potencial que isso traz para a ICP-Brasil como um todo. Outro painel discutiu a Carteira de Identidade Nacional e como isso reduzirá fraudes e facilitará a emissão de certificados digitais. Houve também a apresentação do aplicativo de controle de volume dispensado pelas bombas de combustível, pelo INMETRO, mostrando o quanto o projeto OM-BR de objetos metrológicos avançou, depois de se arrastar por anos: é quase uma transposição digital do São Francisco!

———

E pensando no futuro, o ITI assinou acordo entre o INMETRO e a Universidade Federal de Santa Catarina para promover pesquisa e desenvolvimento na área de certificação digital, criptografia e assinaturas eletrônicas, com previsão de fomentar um laboratório, envolvendo diversas tecnologias e ambientes de uso, como IoT, Objetos Metrológicos, e algoritmos criptográficos.

Acesse a íntegra da mtéria: O Diretor-Presidente do ITI, Carlos Fortner, faz um balanço ao Crypto ID do CertForum 2022 e de seus 2 anos de gestão no ITI.  cryptoid.com.br/banco-de-noticias/o-diretor-presidente-do-iti-carlos-fortner-faz-um-balanco-ao-crypto-id-do-certforum-2022-e-de-seus-2-anos-de-gestao-no-iti/

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!